Ensino de filosofia e bilinguismo: dilemas e desafios da recepção filosófica

Autores

Resumo

É possível ensinar Filosofia para estudantes Surdos? Quais são as condições mínimas necessárias para que o estudante Surdo aprenda os conteúdos filosóficos propostos nos programas do Ensino Médio? Eis as questões centrais deste artigo, que busca analisar as possibilidades de ensinar Filosofia na perspectiva do bilinguismo e verificar como ocorre a recepção dos conteúdos filosóficos por parte dos estudantes Surdos no Ensino Médio. Para isso, analisamse tanto a legislação (Lei nº 10.436/2002, Decreto nº 5.626/2005 e Lei nº 13.146/2015) relacionada à inclusão, cultura e identidade surdas quanto seus desdobramentos no espaço escolar, especificamente no processo didático-pedagógico utilizado nas aulas por professores de Filosofia da educação básica no estado do Paraná. Entre outras conclusões, o estudo aponta a necessidade de oferta de formação específica para os professores, tanto em relação ao campo teórico e metodológico quanto à educação bilíngue dos estudantes Surdos em todo o processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Edson Teixeira de Rezende, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2019). Atualmente é professor do Governo do Estado do Paraná e professor da Faculdade de Educação Superior do Paraná - FESP-PR. Pesquisador do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia - NESEF/UFPR. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da filosofia, educação bilíngue, mapa conceitual, recepção filosófica e aprendizagem filosófica com Surdos.

Geraldo Balduino Horn, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1995), doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2015-2016) com ênfase em Educação Filosófica e estágio de pesquisa na Biblioteca do Georg Eckert Institut, de Braunschweig - Alemanha (2016). É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia – NESEF/UFPR. É Professor de Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia, do curso de Filosofia e da linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, do curso de Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado em Educação (UFPR). É líder do Grupo de Pesquisa sobre o Ensino de Filosofia/Educação Filosófica do CNPq.

Sueli de Fatima Fernandes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Letras/Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2003); Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (1998); Especialista em Alfabetização pela Universidade Federal do Paraná (1992); Graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Paraná (1988). Professora do Setor Ciências Humanas da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR - Linha de Pesquisa Educação: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social - PPGE/UFPR e da Coordenação do Curso de Graduação em Letras Libras (UFPR). Atua há 26 anos na educação de surdos com experiência no ensino de estudantes surdos na Educação Básica e Superior. Atuou na gestão de políticas educacionais para surdos no Departamento de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, assessorando a implantação da educação bilíngue (Libras e Língua portuguesa) no Estado do Paraná. Integrou a comissão de criação do Curso de Licenciatura em Letras Libras da UFPR, em 2015, sendo coordenadora da graduação de 2015 a 2018. Pesquisadora na área de Educação bilíngue para Surdos, Estudos Surdos e Letramento/Ensino de português como segunda língua para surdos. Autora de livros na área da educação especial e educação de surdos e ensino de Libras.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

de Rezende, E. T., Horn, G. B., & Fernandes, S. de F. (2022). Ensino de filosofia e bilinguismo: dilemas e desafios da recepção filosófica. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77266

Edição

Seção

Demanda Contínua