Universidade em disputa: ecos dos itinerários de Aparício Cora de Almeida no tempo presente (Porto Alegre - RS)

Autores

Palavras-chave:

Aparício Cora de Almeida - Movimento Estudantil – Moradia Estudantil- CEUACA

Resumo

O presente artigo discute a vida e morte de Aparício Cora de Almeida e as repercussões dessa trajetória biográfica no campo educacional, especialmente no que diz respeito à democratização do acesso ao ensino de nível superior no Rio Grande do Sul. As análises têm seu eixo central na produção de memórias e esquecimentos em torno da imagem deste personagem. Destacado líder estudantil no início dos anos 1930, esteve ligado a movimentos alinhados aos ideais de Córdoba (1918), que então disputavam o modelo de universidade que viria a ser implantado no estado. Era também secretário da Aliança Nacional Libertadora (ANL) no estado e um militante do Partido Comunista do Brasil (PCB). Num contexto de forte repressão aos movimentos políticos de oposição ao governo de Flores da Cunha, com prisão e suspeitas de assassinatos de diversos adversários, a morte de Aparício em 1935 é cercada de circunstâncias nebulosas, e sua biografia entrelaça-se com a história do movimento estudantil rio-grandense. Em homenagem à memória do filho, a família doa um prédio à primeira Casa de Estudantes do Rio Grande do Sul, que posteriormente viria a chamar-se Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida (CEUACA). Essa doação foi de fundamental importância para a Federação Acadêmica de Porto Alegre (FEUPA), que passaria a funcionar no local, oferecendo uma ampla estrutura de assistência estudantil, inédita até aquele momento no estado.

Biografia do Autor

Marcos Luiz Hinterholz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pesquisas ligadas ao campo da História da Educação

Doris Bittencourt Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (2007) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro da Associação Brasileira de História da Educação/SBHE, da Associação Sul-Riograndense de História da Educação/ASPHE e da Associação Nacional de História/ANPUH. Coordena o Grupo de Trabalho em História da Educação (GTHE) da Associação Nacional de História (ANPUH/ Seção Regional - RS). É professora adjunta IV de História da Educação da Faculdade de Educação, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2022-11-29

Como Citar

Hinterholz, M. L., & Almeida, D. B. (2022). Universidade em disputa: ecos dos itinerários de Aparício Cora de Almeida no tempo presente (Porto Alegre - RS). Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80399

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