Formação de professoras normalistas rurais com consciência agrícola em uma escola técnica federal brasileira (1954-1961)

Autores

Resumo

Neste trabalho analiso o curso de magistério rural ofertado na Escola de Magistério Rural Licurgo Leite (EMRL) em Uberaba, Minas Gerais, Brasil, no nível 2º grau técnico, que foi ofertado entre os anos de 1954 a 1961. O objetivo foi analisar a formação profissionalizante para o magistério rural ofertada a mulheres, no período delimitado. Trata-se de um estudo qualitativo, cujo corpus se constituiu a partir de fontes documentais escolares, normativas referentes ao curso de magistério rural, bem como de publicações oriundas da Revista da Campanha Nacional de Educação Rural (CNER). Como resultado, aponto que a formação de mulheres oferecida pela EMRL aplicou o princípio pedagógico “aprender fazendo”, no qual a educação rural foi incluída com o objetivo de formar professoras rurais, que além de ensinar nas salas de aula, transferissem noções educacionais básicas que modificassem as condições de vida das comunidades rurais por meio do ensino de técnicas agrícolas realizadoras e reformadoras.

Biografia do Autor

Nilce Vieira Campos Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT. Programa de Pós-graduação em Educação, campus Cuiabá, MT.

Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Programa de pós-graduação em Educação, Campus Cuiabá.

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Ferreira, N. V. C. (2022). Formação de professoras normalistas rurais com consciência agrícola em uma escola técnica federal brasileira (1954-1961). Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84249

Edição

Seção

Dossiê - Educação Rural em perspectiva comparada: políticas de escolarização, experiências formativas e trabalho docente