Estudantes do Proeja: de percursos negados a outras possibilidades

Autores

  • Marinaide Lima de Queiroz Freitas Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas
  • Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes Instituto Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-7505-0040
  • Paulo Marinho Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências, da Educação da Universidade do Porto, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-4898-2982

Palavras-chave:

Proeja, Cursos profissionais, Perfis dos estudantes.

Resumo

Este artigo tem por base uma pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2014-2015), tendo como objetivo conhecer e compreender os perfis demográficos, socioeconômicos e educacionais dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal de Alagoas, especificamente nos cursos Técnicos em Cozinha e Hospedagem. Metodologicamente assumiu-se uma abordagem qualiquantitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, realizadas com 63 estudantes de ambos os cursos. Entre outras dimensões, os dados mostraram que os estudantes são, na sua maioria, provenientes do interior do estado, tendo contribuído para construção social de uma subcidadania urbana, e no referido Programa, vivenciam novas possibilidades e perspectivas de crescimento na vida pessoal e profissional, realimentados por um sentimento de valorização de si. Os dados deste estudo contribuem para (re)pensar as políticas públicas que podem favorecer o acesso e a permanência dos jovens e adultos a processos de educação e formação e, concomitantemente, no avanço da escolarização e para a formação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Biografia do Autor

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Dra. em Linguística. Professora do curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes, Instituto Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Professora do Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro.

Paulo Marinho, Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências, da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Dr. em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto, Portural. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil.

Publicado

2022-03-14

Como Citar

Freitas, M. L. de Q., Gomes, M. de F. F. A., & Marinho, P. (2022). Estudantes do Proeja: de percursos negados a outras possibilidades. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82026

Edição

Seção

Dossiê - Educação de Jovens e Adultos, políticas e processos educativos democráticos