Apresentação - Educação rural em perspectiva comparada: políticas de escolarização, experiências formativas e trabalho docente (Brasil e México, Século XX)

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta os principais aspectos dos trabalhos de investigação que compõem o dossiê “Educação rural em perspectiva comparada: políticas de escolarização, experiências formativas e trabalho docente (Brasil e México, século XX)”. Neste sentido o que expomos são os resultados das investigações em torno do projeto desenvolvido em rede “Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: RS, PR, SP, MG, RJ, MS, MT, MA, PE, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX)”, bem como trabalhos desenvolvidos nesta mesma perspectiva, no México. A escolha pelos dois países está associada a seu protagonismo como polos de experimentação de novas políticas e iniciativas voltadas à expansão do acesso à educação formal no subcontinente latino-americano a partir da segunda metade do século XX. O resultado revela as incongruências da formação escolar rural que em certa medida foi guiada pelos acordos internacionais comandados pelos Estados Unidos, assim como se constituiu também como resultado de experiências singulares e locais.

Palavras-chave: Educação rural. Formação docente. Trabalho docente. Brasil. México.

Biografia do Autor

Flávio Anício Andrade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor associado no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Nova Iguaçu. Doutorado em Educalao pela Univeridade de São Paulo.  Membro do Laboratório de História da Educação Latino-americana (LHELA), do Laboratório de Estudos e Aprontos Multimídia (LEAM) e do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da UFRRJ.

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do  curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdiisciplinar Formação humana, representações e identidades (GEPIFHRI)

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Andrade, F. A., & Barreto, R. A. D. N. (2022). Apresentação - Educação rural em perspectiva comparada: políticas de escolarização, experiências formativas e trabalho docente (Brasil e México, Século XX). Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84500

Edição

Seção

Dossiê - Educação Rural em perspectiva comparada: políticas de escolarização, experiências formativas e trabalho docente