A escola como fábrica de índices e as “novas” formas de exclusão: os “inclassificáveis”

Autores

Palavras-chave:

Fracasso escolar, IDEB, Políticas de avaliação, Inclassificável, Medicalização da Educação

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender o “fracasso escolar” em uma escola pública de ensino fundamental do município de Vitória-ES, submetida à política quantificadora de avaliação. Foi desenvolvida em uma escola que obteve o resultado mais baixo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município. Por meio de um estudo de caso etnográfico, acompanhamos durante um ano letivo o cotidiano de uma sala de aula de 9º ano e de um aluno com “baixo índice de rendimento escolar”. A produção de dados ocorreu a partir de observação em sala de aula e de outros espaços da escola, da análise de documentos, assim como da realização de entrevistas com professores, pedagoga, diretor e com os pais do aluno. Estivemos presentes na escola no turno matutino, perfazendo um total de 70 dias letivos. Os resultados obtidos foram apresentados por meio de uma descrição densa do estudo de caso, e a análise foi desenvolvida a partir de categorias que emergiram durante a pesquisa, tais como: a individualização e o descompromisso na escola – a produção dos inclassificáveis; o desvalor do professor; e as “páginas em branco” da educação. Destacamos a análise do que consideramos central no cotidiano da escola pesquisada, um projeto que visava anular todo estatuto jurídico do indivíduo, produzindo um ser invisibilizado, inominável e inclassificável.

Biografia do Autor

Elizabete Bassani, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação e Mestrado em Psicologia, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação. Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Hiran Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor titular no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEUniversidade Federal do Espírito Santo - UFES; Centro de Educação - CECoordenador do Grufei - Grupo de Fenomenologia, Educação (Especial) & Inclusão.

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Publicado

2022-11-29

Como Citar

Bassani, E., & Pinel, H. (2022). A escola como fábrica de índices e as “novas” formas de exclusão: os “inclassificáveis”. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83065

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