Escolarização, adolescência e a ubiquidade do entretenimento: práticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Escolarização, Ensino Médio, Entretenimento, Adolescência, Brasil.

Resumo

O presente estudo busca descrever os deslocamentos nas práticas curriculares direcionadas escolarização de adolescentes no sul do Brasil. Ao interrogar pela infraestrutura dessas práticas, foram descritos os propósitos formativos, as racionalidades orientadoras e as disposições formativas que reelaboram o conceito de aula. O corpus empírico que referenciou este estudo é constituído por um conjunto de oito entrevistas episódicas realizadas com professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio. Em uma sociedade em permanente transformação, na qual as subjetividades destes estudantes e suas relações com a escola recebem um novo conjunto de investigações, os modelos de inovação educativa que são intensamente difundidos estão alicerçados em processos de estetização pedagógica. Neste contexto, pode-se concluir que as pedagogias emergentes para a escola dos adolescentes, especificamente no Ensino Médio, são regidas por duas racionalidades orientadoras: uma atrelada à gestão das aprendizagens na direção do desempenho em testes padronizados, outra sintonizada com estratégias criativas, interativas e divertidas com foco na ubiquidade do entretenimento.

Biografia do Autor

ROBERTO RAFAEL DIAS DA SILVA, UNISINOS

Doutor em Educação. Professor do Programa de Póa-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Publicado

2022-12-21

Como Citar

SILVA, R. R. D. D. (2022). Escolarização, adolescência e a ubiquidade do entretenimento: práticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82275

Edição

Seção

Dossiê Sujeito e Conhecimento: articulações em contextos de formação e atuação docente