(Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto

Lygia de Sousa Viégas, Jackson Barbosa da Costa, Adriana Marcondes Machado

Resumo


O presente artigo objetiva analisar as discussões dos conceitos elaborados por Pierre Bourdieu na obra de Maria Helena Souza Patto, professora aposentada e pesquisadora do Instituto de Psicologia da USP, cuja produção intelectual foi divisora de águas no campo da Psicologia em interface com a educação no Brasil. Do conjunto de escritos, será dado destaque a três livros e um capítulo: Psicologia e Ideologia (1984), A produção do fracasso escolar (1990), A miséria do mundo no terceiro mundo (2000) e A cidadania negada (2009). As referências a Bourdieu ao longo da obra de Patto dão relevo à necessidade de um diálogo crítico ao priorizar, em sua análise, a complexidade da realidade educacional brasileira e considerar os perigos na utilização de conceitos quando dissimulam as relações de forças presentes em suas articulações com as problemáticas estudadas.


Palavras-chave


Pierre Bourdieu; Maria Helena Souza Patto; Pesquisa educacional; Realidade brasileira; Análise bibliográfica.

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Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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