(Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto

Autores

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, Maria Helena Souza Patto, Pesquisa educacional, Realidade brasileira, Análise bibliográfica.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as discussões dos conceitos elaborados por Pierre Bourdieu na obra de Maria Helena Souza Patto, professora aposentada e pesquisadora do Instituto de Psicologia da USP, cuja produção intelectual foi divisora de águas no campo da Psicologia em interface com a educação no Brasil. Do conjunto de escritos, será dado destaque a três livros e um capítulo: Psicologia e Ideologia (1984), A produção do fracasso escolar (1990), A miséria do mundo no terceiro mundo (2000) e A cidadania negada (2009). As referências a Bourdieu ao longo da obra de Patto dão relevo à necessidade de um diálogo crítico ao priorizar, em sua análise, a complexidade da realidade educacional brasileira e considerar os perigos na utilização de conceitos quando dissimulam as relações de forças presentes em suas articulações com as problemáticas estudadas.

Biografia do Autor

Lygia de Sousa Viégas, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia

Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da USP. Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Professora da Faculdade de Educação da UFBA.

Jackson Barbosa da Costa, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio pela Universidade Federal da Bahia (2016). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2017) e Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UFBA. É professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano Campus Petrolina.

Adriana Marcondes Machado, Universidade de São Paulo

Graduação em Psicologia (1984) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Mestrado e Doutorado em Psicologia Social na mesma Universidade. Trabalhou como psicóloga no Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP de 1986 a 2000. Docente do Instituto de Psicologia da USP. 

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Viégas, L. de S., da Costa, J. B., & Machado, A. M. (2022). (Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85840

Edição

Seção

Dossiê Pierre Bourdieu – após 20 anos qual o legado de sua obra para pesquisas em educação?