Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologia

Autores

Palavras-chave:

Docências, Sujeitos do conhecimento, Narrações cristalinas, Redes de conversação

Resumo

Objetiva destacar a docência em narrações cristalinas e fabulatórias que interligam como sujeitos do conhecimento o homem, a natureza e a tecnologia e, para tanto, aborda o movimento do pensamento na rede de conversação produzidas em processos de formação continuada com professoras do Ensino Fundamental de um sistema público municipal. Apresenta um campo problemático que se dedica a compreender que movimentos do pensamento são produzidos a partir das narrativas estabelecidas em rede de conversação. Utiliza, para a produção de dados, a observação participante e os registros em diário de campo das narrativas cristalinas e fabulatórias que emergiram na rede de conversação com as personagens-escolas (docentes), que se configuram como imagens-narrativas de pesquisa como imagem-cristal e imagem-fábula. No decorrer da pesquisa, a questão central assume duas dimensões interligadas: por um lado a relação entre imagem-cristal e imagem-fábula potencializando o movimento do pensamento dos docentes; por outro, a relação homem, natureza e tecnologia entendidos como sujeitos do conhecimento. As personagens-escolas, em suas narrativas, visualizam os possíveis na docência para contribuir com uma vida e/ou a constituição de mundos não “antropocenos”, onde os sujeitos do conhecimento são o homem, a natureza e a tecnologia.

Biografia do Autor

Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Educação

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educativas

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Carvalho, J. M., Silva, S. K. da, & Delboni, T. M. Z. G. F. (2022). Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologia. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85986

Edição

Seção

Dossiê Sujeito e Conhecimento: articulações em contextos de formação e atuação docente