Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologia

Janete Magalhães Carvalho, Sandra Kretli da Silva, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni

Resumo


Objetiva destacar a docência em narrações cristalinas e fabulatórias que interligam como sujeitos do conhecimento o homem, a natureza e a tecnologia e, para tanto, aborda o movimento do pensamento na rede de conversação produzidas em processos de formação continuada com professoras do Ensino Fundamental de um sistema público municipal. Apresenta um campo problemático que se dedica a compreender que movimentos do pensamento são produzidos a partir das narrativas estabelecidas em rede de conversação. Utiliza, para a produção de dados, a observação participante e os registros em diário de campo das narrativas cristalinas e fabulatórias que emergiram na rede de conversação com as personagens-escolas (docentes), que se configuram como imagens-narrativas de pesquisa como imagem-cristal e imagem-fábula. No decorrer da pesquisa, a questão central assume duas dimensões interligadas: por um lado a relação entre imagem-cristal e imagem-fábula potencializando o movimento do pensamento dos docentes; por outro, a relação homem, natureza e tecnologia entendidos como sujeitos do conhecimento. As personagens-escolas, em suas narrativas, visualizam os possíveis na docência para contribuir com uma vida e/ou a constituição de mundos não “antropocenos”, onde os sujeitos do conhecimento são o homem, a natureza e a tecnologia.


Palavras-chave


Docências; Sujeitos do conhecimento; Narrações cristalinas; Redes de conversação

Texto completo:

PDF PDF (English)


Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

 

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal
MLA International Bibliography

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021