Percepções de licenciandos sobre a Filosofia, seu ensino e a vivência do Estágio Curricular Supervisionado

Autores

Palavras-chave:

Experiência filosófica. Estágio Supervisionado. Ensino de Filosofia. Licenciatura em Filosofia.

Resumo

Este artigo aborda as percepções sobre a Filosofia, seu ensino e a vivência do Estágio Curricular Supervisionado na perspectiva de licenciandos de um curso de Filosofia de uma universidade pública do Paraná. Tendo como sujeitos de pesquisa discentes matriculados nos dois últimos anos do curso (3º e 4º), os dados foram coletados por questionário aplicado a 46 participantes, além de entrevista com 37 sujeitos. A metodologia para análise dos dados foi a análise textual discursiva, da qual emergiram os significantes elementares que caracterizaram as respostas dadas, as quais foram codificadas de acordo com a presença ou ausência de cada um dos significantes associados às questões. Em seguida, realizou-se a análise de clusters, em que os sujeitos foram agrupados por similaridade, de acordo com as semelhanças nas respostas ao questionário. Os resultados dos quatros clusters permitem apontar que um ensino de Filosofia como experiência filosófica é de grande importância no contexto do ensino da disciplina e que o Estágio Supervisionado é um momento particular na vida do licenciando, que contribui para o desenvolvimento de sua formação integral.

Biografia do Autor

Fábio Antonio Gabriel, SEED PR

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia. Especialista em Ética; Ensino de Filosofia e Sociologia; Ensino Religioso. Foi bolsista de doutorado CAPES/Fundação Araucária. Professor de Filosofia da Rede Estadual do Paraná . Tem experiência docente no ensino superior e no ensino médio. Áreas de pesquisa: Ensino de Filosofia; Estágio Supervisionado; Ética; Filosofia Contemporânea e Formação de Professores. 

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa


Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP/MEC. Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) pelo Programas Estratégicos - DRI, com apoio da Capes. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Midias Socias; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015. Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária-Paraná.

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias - UNINTER

doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná; mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná; graduação em Filosofia pelo Instituto Vicentino de Filosofia; graduação em licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo; graduação em licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional . Atualmente é professor titular do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional e do Quadro Próprio do Magistério - Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Novas Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Novas Tecnologias; Educação, Tecnologia e Sociedade. Ensino de Filosofia. Currículo. Ensino Médio. Formação de professores. Políticas Educacionais. É pesquisador da FAMPECT - Fundação Wilson Picler de Amparo à Educação, Ciência e Tecnologia.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Gabriel, F. A., Pereira, A. L., & Mendes, A. A. P. (2022). Percepções de licenciandos sobre a Filosofia, seu ensino e a vivência do Estágio Curricular Supervisionado. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73006

Edição

Seção

Demanda Contínua