A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970)

Autores

Resumo

Entre as décadas de 1930 e 1970 ocorreram várias experiências de formação de professores para escolas primárias rurais no Brasil, destacando-se as Escolas Normais Rurais. Essas experiências estiveram ancoradas no movimento pela ruralização do ensino e nos princípios da Escola Nova e pretendiam formar um professor de novo tipo que fosse um agente de civilização do meio rural. Este texto analisa a historiografia sobre o tema assinalando as tendências e mudanças nas concepções e políticas para a formação de professores rurais no país. O estudo põe em questão a breve trajetória das escolas normais rurais no país, interrogando os sentidos dessa experiência e o seu insucesso, assinalando o deslocamento progressivo das políticas governamentais focadas nos professores rurais para programas com ênfase na formação dos professores leigos.

Biografia do Autor

Rosa Fátima Souza Chaloba, UNESP

Professora Titular em História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, campus Marília.

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Souza Chaloba, R. F. (2022). A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970). Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84533

Edição

Seção

Dossiê - Educação Rural em perspectiva comparada: políticas de escolarização, experiências formativas e trabalho docente