A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970)

Autores/as

Resumen

Entre as décadas de 1930 e 1970 ocorreram várias experiências de formação de professores para escolas primárias rurais no Brasil, destacando-se as Escolas Normais Rurais. Essas experiências estiveram ancoradas no movimento pela ruralização do ensino e nos princípios da Escola Nova e pretendiam formar um professor de novo tipo que fosse um agente de civilização do meio rural. Este texto analisa a historiografia sobre o tema assinalando as tendências e mudanças nas concepções e políticas para a formação de professores rurais no país. O estudo põe em questão a breve trajetória das escolas normais rurais no país, interrogando os sentidos dessa experiência e o seu insucesso, assinalando o deslocamento progressivo das políticas governamentais focadas nos professores rurais para programas com ênfase na formação dos professores leigos.

Biografía del autor/a

Rosa Fátima Souza Chaloba, UNESP

Professora Titular em História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, campus Marília.

Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Souza Chaloba, R. F. (2022). A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970). Educar Em Revista, 38. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84533

Número

Sección

Dossiê - Educação Rural em perspectiva comparada: políticas de escolarização, experiências formativas e trabalho docente