Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas

Autores

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, Pesquisas em Educação, Processos Educativos.

Resumo

Em 2022 lembramos os 20 anos de morte de Pierre Bourdieu, um importante sociólogo que, ao longo de décadas, desenvolveu extensa obra passando por temas variados e definindo conceitos importantes para o desenvolvimento de suas pesquisas, tais como as noções de habitus, campo e capitais. O entrelaçamento dessas noções permitiu a tessitura de análises bastante originais. Especificamente sobre educação, seus escritos, que marcam sua reflexividade e seu espírito de denúncia, permitem compreender melhor as relações entre desigualdades sociais, culturais e escolares. Apresentamos, neste dossiê, dez artigos de diferentes regiões do país, abarcando pesquisas quantitativas e qualitativas e rica diversidade temática. São pesquisas que mobilizaram o modus operandi do autor, demonstrando que Pierre Bourdieu continua sendo uma referência incontornável para pesquisas em educação.

Biografia do Autor

Ione Ribeiro Valle, UFSC

Professora Titular do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris, doutorado em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V Sorbonne, mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Na Universidade Federal de Santa Catarina atua na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena atualmente o Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC/CNPq e o Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/CNPq)

Adriane Knoblauch, UFPR

Mestrado e doutorado em Educação, pela PUCSP, programa EHPS; pós-doutoramento em Educação pela FEUSP. Professora Associada da UFPR, no Departamento de Teoria e Prática de Ensino. Atua na graduação com o curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Escolares, Docência e Cultura (GEPPEDOC).

 

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Valle, I. R., & Knoblauch, A. (2022). Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319

Edição

Seção

Dossiê Pierre Bourdieu – após 20 anos qual o legado de sua obra para pesquisas em educação?