Implementação de uma política educacional no contexto da pandemia de Covid-19: o REANP em Minas Gerais

Autores

Palavras-chave:

Implementação, Arranjo institucional, REANP, Ensino remoto, Covid-19

Resumo

O presente estudo analisa a implementação do ensino remoto no estado de Minas Gerais, no contexto da pandemia Covid-19, a partir de uma política pública educacional em caráter emergencial – o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP). O conceito de arranjo institucional de implementação é utilizado como referencial teórico e metodológico na análise dessa política educacional. A abordagem metodológica é qualitativa e constitui-se de análise documental, por meio da análise de conteúdo com base na legislação e manuais do REANP, complementada por uma exploração de dados quantitativos provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Os resultados evidenciam uma dificuldade na implementação da política pública REANP em função da significativa desigualdade digital no tocante ao acesso à internet, ao canal de TV aberta e à posse de equipamentos, recursos essenciais para implementação do REANP, que podem acentuar as desigualdades educacionais na rede pública estadual de Minas Gerais.

Biografia do Autor

Carla da Conceição de Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2019). Mestrado em Educação (2010) pela Universidade Católica de Petrópolis. Concluiu pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Software (2005) pelo Centro de Ensino Superior e em Gestão e Avaliação da Educação Pública (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui Licenciatura em Matemática (2020) pela Faculdade de Educação Paulistana e graduação Tecnóloga em Processamento de Dados (2002) pelo Centro de Ensino Superior. 

Maria Elizabete Neves Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), instituição onde também obteve o grau de Mestre em Educação. Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com os títulos de licenciatura, bacharelado e formação em Psicologia. Possui especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (FSBRJ). 

André Luiz Regis de Oliveira, Colégio de Aplicação Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio (2015), especialista em ensino de Matemática - PED BRASIL pela Universidade Veiga de Almeida (2018) e graduado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011).

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Publicado

2022-04-06

Como Citar

da Conceição de Lima, C., Neves Ramos, M. E., & Regis de Oliveira, A. L. (2022). Implementação de uma política educacional no contexto da pandemia de Covid-19: o REANP em Minas Gerais. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78237

Edição

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