Educar em Revista

Seja bem vindo(a) a Educar em Revista, periódico Qualis CAPES A1, em circulação desde 1977 e mantido pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. A revista, publicação de fluxo contínuo, acolhe manuscritos de pesquisadores brasileiros e internacionais e publica nas seguintes línguas: português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão.


NOTÍCIAS: 

CHAMADAS ABERTAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS EM DOSSIÊS TEMÁTICOS


DOSSIÊ: Desafios da Avaliação na e da Educação Infantil

ORGANIZADORAS:

Patricia Corsino – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Donatella Savio – Universidade de Pavia/Itália

EMENTA:

Este dossiê se propõe a reunir artigos que possam ampliar o debate sobre avaliação da e na Educação Infantil em perspectivas diversas e capazes de pensar a primeira etapa educacional e suas especificidades. A intenção é discutir a avaliação tanto no que se refere aquela feita internamente nas creches e pré-escolas pelos docentes com o objetivo de acompanhar o trabalho coletivo e o processo educativo das crianças, quanto aquela relacionada à oferta educacional, aos aspectos socioculturais e ambientais da Educação Infantil.

PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 05/outubro a 04/dezembro de 2020

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DOSSIÊ: Educação Ambiental e a Escola Básica – contextos e práticas

ORGANIZADORAS:

Elaine Angelina Colagrande - Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL

Luciana Aparecida Farias - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

EMENTA:

O presente dossiê pretende trazer contribuições de pesquisas educacionais para reflexão e debate a respeito das ações que envolvem a educação ambiental no contexto escolar e como diferentes fatores exercem influência sobre tais ações. Para tanto, o dossiê contemplará artigos que abordem a educação ambiental nos seguintes eixos: políticas públicas e a escola básica, currículo escolar, formação inicial e continuada de professores e práticas de educação ambiental no contexto escolar.

PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 05/outubro a 04/dezembro de 2020

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DOSSIÊ: Implementação de políticas públicas para o combate às desigualdades educacionais

ORGANIZADORAS:

Naira da Costa Muylaert Lima - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro  - PUC-RJ

Ana Cristina Prado de Oliveira - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

PERÍODO DE RECEBIMENTO DE ARTIGOS: 05/outubro a 04/dezembro/2020

EMENTA: A presente proposta de dossiê pretende abordar o tema da implementação de políticas públicas educacionais. Esta proposta pretende divulgar estudos sobre implementação de políticas e seus resultados, como recurso para compreender a (re)produção de desigualdades educacionais. Trata-se de tema atual e significativo para a compreensão dos fenômenos educativos, a partir de um enfoque inovador, ainda pouco discutido no campo.

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OBS: Para submissão, ver as diretrizes para autores:

https://revistas.ufpr.br/educar/about/submissions#authorGuidelines

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CHAMADAS ENCERRADAS

DOSSIÊ: A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo  

ORGANIZADORES:

Maria Amália Almeida Cunha Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Hervé Breton - Universidade de Tours/França

EMENTA:

Narrar uma experiência envolve organizá-la temporalmente, encontrar as palavras para serem ditas e configurar os momentos e os períodos da vida em uma história. Assim, para que os processos de compreensão e autoformação aconteçam, a experiência deve se tornar dizível para, em seguida, construir uma unidade histórica que pareça verdadeira e completa do ponto de vista do narrador. Neste sentido, as dimensões temporais parecem determinantes sobre os efeitos formativos da narração: duração das experiências vividas a partir das quais se desenrola a narração biográfica; tempo disponível para compor um relato, escrevê-lo e socializa-lo; distância temporal do vivido ao momento de sua narração, entre outras. O objetivo deste dossiê é, portanto, analisar os tensionamentos que envolvem a dinâmica das temporalidades da narrativa, seus efeitos e os processos de compreensão que dela resultam.

PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 29/maio a 03/agosto de 2020

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DOSSIÊ: Educação, democracia e diferença

ORGANIZADORES:

Thiago Ranniery - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Iris Verena Oliveira - Universidade do Estado da Bahia - UNEB

EMENTA:

Como os estudos feministas, de gênero e sexualidade, queers, das relações étnico-raciais, das deficiências e suas múltiplas intersecções insuflam uma revisão e uma recriação da relação entre democracia e educação? Este dossiê busca reunir investigações que se interessam por viver e educar em uma democracia desde a diferença. Deseja-se explorar tanto de que modo a diferença desloca ideais de igualdade e justiça quanto como exige um esforço para reimaginar o horizonte democrático.

PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 29/maio a 03/agosto de 2020

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DOSSIÊ: Corpo e História: os múltiplos processos de educação do corpo

ORGANIZADORAS:

Evelise Amgarten Quitzau - Universidad de la República/Uruguay

Andrea Moreno – Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG

EMENTA:

Pesquisas históricas que abordem os processos de educação no e do corpo, com ênfase naqueles que se dão a partir de práticas corporais e esportivas. Processos históricos pedagógicos de educação do corpo. Saúde e educação do corpo na história. Práticas corporais sistematizadas de educação do corpo na história. Formação de professores para uma educação do corpo na história. Práticas escolares e não escolares de educação do corpo na história.

PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 04/agosto a 04/outubro de 2020

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DOSSIÊ: Bases Nacionais e o Ensino de História: embates, desafios e possibilidades na/entre a educação básica e a formação de professores.

ORGANIZADORAS:

Nádia Gaiofatto Gonçalves - Universidade Federal do Paraná – UFPR

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

EMENTA:

Pretende-se abordar o ensino de História em sua relação com as Bases Nacionais: Comum Curricular (Educação Infantil a Ensino Médio) e para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, discutindo-o em perspectiva histórica, quanto à trajetória da disciplina até as Bases; contemplando desafios e experiências que envolvem as Bases e seu impacto na prática; e refletindo sobre possíveis demandas e desdobramentos na formação inicial de professores.

PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 04/agosto a 04/outubro de 2020

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v. 36 Curitiba 2020

Sumário

Dossiê - Novas e velhas formas de regulação da gestão dos sistemas educacionais

Eliza Bartolozzi Ferreira, Maria Alice de Miranda Aranda, Rodrigo da Silva Pereira
Marilia Fonseca, Eliza Bartolozzi Ferreira, Elisangela Alves da Silva Scaff
Maria Alice de Miranda Aranda, Evally Solaine de Souza Rodrigues, Sílvio Cesar Nunes Militão
Jorge M. Gorostiaga
Maíra de Araujo Mamede
Maura da Silva Miranda, Maria Couto Cunha, Rodrigo da Silva Pereira
Luciana Rosa Marques
Marilda de Oliveira Costa, Cassia Domiciano
Maria Jose Pires Barros Cardozo, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

Demanda Contínua

Stania Nagila Vasconcelos Carneiro, Elisangela André da Silva
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Ademilson de Sousa Soares
Graziele Ramos Schweig
Cristina Manuela Sá, Luciana Mesquita
Elaine Conte
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Cintya Regina Ribeiro
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Antonio Simplicio Almeida Neto
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Hector Torres Cuevas, Miguel Friz Carrillo
Aaron Sena Cerqueira Reis
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Marina Castro e Souza, Maria Fernanda Rezende Nunes
Lurian Dionizio Mendonça, Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Vera Lucia Messias Fialho Capellini
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Olivia Morais Medeiros Neta, Liliane dos Santos Gutierre
Marcio Roberto de Lima, Diego Sousa Mendes, Eduardo Henrique de Matos Lima
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Mariana Peleje Viana, Rolf Straubhaar
Samuel Velazquez Castellanos

Entrevistas

Camila Ferreira da Silva
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