Educar em Revista


Com o nome Revista de Educação, o periódico foi editado pela primeira vez no ano de 1977, voltado para a divulgação de trabalhos produzidos no âmbito do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná. Em 1981, a revista passou a ser designada como Educar, ficando sob responsabilidade editorial do Setor de Educação. Em 1993, adotando a periodicidade anual, passou a ser denominada, finalmente, como Educar em Revista. Em 2001, adotou a periodicidade semestral, formando um Conselho Editorial composto por representantes de diversas universidades. Em 2009, a periodicidade tornou-se quadrimestral, em 2011 trimestral, e em 2018 bimestral. O processo de afirmação da Educar em Revista na cultura acadêmica brasileira demandou da Direção do Setor de Educação persistência e rigor na produção de cada número, contando com o reconhecimento da comunidade científica que representamos.

O objetivo da Educar em Revista é realizar a interlocução entre pesquisas da comunidade científica nacional e internacional da área de Educação, estando indexada em importantes bases de dados, como Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Directory of Open Access Journals (DOAJ), Web of Science (WoC), Biblioteca Brasileira de Educação (BBE/INEP), Educ@, GeoDados, MLA International Bibliography, Redalyc, entre outros. A avaliação da excelência científica dos artigos publicados dá-se por pares de consultores ad hoc com título de doutorado, alguns deles pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Educar em Revista publica uma média de 16 artigos por número, além de entrevistas e traduções, conforme proposto pelos parâmetros do CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com apresentação física e normatização alinhados aos padrões requeridos internacionalmente. Sendo um periódico indexado, com periodicidade atualizada e regular, e com reconhecimento por sua comunidade acadêmica, a Educar em Revista está classificada pelo WebQualis como A1 na área de Educação desde 2012.

 

    


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v. 34, n. 68 (2018)


Capa da revista
Dossiê - Gestão da Escola Pública