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Edição Atual
Demanda Contínua
DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente
DOSSIÊ: Alfabetização e currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras
Aberta a submissão de artigos para o Dossiê “Experiências Interculturais em Escolas das Margens na América Latina”
O dossiê será organizado pela Dra. Marcia Machado de Lima e pelo Dr. Carlos Magno Naglis Vieira, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), tem a intenção de expor os resultados dos debates realizados por investigadores do campo dos Estudos Culturais, Pós-Coloniais e dos Estudos da Interculturalidade, reunidos para, colaborativamente, colocar em exame mais detido os resultados das pesquisas que desenvolvem em Universidades e instituições de pesquisa.
A educação escolar é um complexo campo de práticas culturais. Tomá-la sob análise na contemporaneidade coloca a necessidade de olhar para a dimensão local, a mais cotidiana, sem perder de vista as articulações regionais, no caso desta proposta, em termos de América Latina. Ao mesmo tempo, no interior de espaços constituídos pela modernidade etnocêntrica universalizante, quando a investigação educacional se aproxima do interior das escolas, torna possível problematizar as fronteiras da educação escolar etnocêntrica e explicitar a rota de colonização que projetou a distinção hierarquizante entre periferia e centro, o apagamento da diferença e os processos de racialização e subalternização.
Espera-se que dentre seus temas de interesse, os autores privilegiem no dossiê o diálogo de saberes e metodologias de investigação que tem permitido, mais do que a aproximação aos diversos segmentos de agentes, o alinhamento político e ético, a tomada de consciência de pesquisadores, escolas e comunidades sobre a educação colonizadora que impõe afastamentos e hierarquizações entre conhecimentos válidos porque universais e outros saberes e epistemologias.
Em termos do momento histórico atual na América Latina, examinar de modo rigoroso as experiências educadoras realizadas desde as margens é a reafirmação das possibilidades de transformação de relações seculares de dominação, que viabiliza olhar para cada uma das comunidades, mas principalmente para o que entretece a América Latina pós-colonial em conflito com os processos colonizadores. Compreender melhor os modelos e sistemas educativos que enfrentam as relações de dominação, como também a desafiadora proposição das metodologias e materiais didáticos interculturais, permite evidenciar contribuições possíveis da educação para a mudança.
Interessa examinar temas que reúnem os/as investigadores/as latino americanos/as, como: a educação liberadora, diálogo de saberes, a palavra geradora, palavramundo, o estabelecimento de uma postura dialógica mediante temas problematizadores, o inédito viável e a luta – conceitos freireanos que atravessam a Educação Intercultural. Interessa trabalhos com/sobre experiências educadoras com comunidades indígenas, ribeirinhas e campesinas, das periferias urbanas. E que abordem os conhecimentos contextuais comunitários, retomadas da língua originária e das ancestralidades e; ainda, a investigação ação sobre as metodologias que professores têm utilizado na condução de projetos didáticos interculturais, nos diversos países da América Latina.
Será importante contar com submissões de pesquisas que visaram conhecer, reflexionar e analisar as diferentes experiências nas/das escolas de comunidade, propostas, projetos e modelos educativos progressistas, liberadores, emancipadores e de interaprendizagens que tem retomado postulados de da filosofia e pedagogia de Paulo Freire no âmbito da Educação Intercultural.
Entre 1º de outubro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, encontra-se aberta a submissão de artigos junto a este DOSSIÊ,
ATENÇÃO: Os artigos aprovados para compor o Dossiê deverão ter uma versão em língua estrangeira. Do mesmo modo, artigos em língua estrangeira aprovados deverão ser traduzidos para o português, com exceção dos originais em espanhol. Os custos com tradução, assim como com a revisão linguística de ambas as versões, são de responsabilidade dos autores.