Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Toggle navigation
menu
BDP
Apresentação
Equipe
Histórico
Documentos
Como ingressar
Editais
Contato
OJS
Sobre
Fluxo Editorial
Estatísticas
Notícias
Ajuda
Tutoriais
Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
V. 39 CURITIBA 2023
V. 39 CURITIBA 2023
Publicado:
2023-05-22
Sobre a Editoria em um contexto mais auspicioso, não isento de instabilidades
Catarina Moro, Angela Scalabrin Coutinho
e93317
PDF (Português (Brasil))
Demanda Contínua
Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo Horizonte
Viviane Tolentino da Silva, Maria Inês Mafra Goulart, Vanessa Ferraz Almeida Neves
e82743
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line
Ana Paula Monteiro Rêgo, Luis Paulo Leopoldo Mercado, Cleide Jane de Sá Araújo Costa
e82903
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
A hermenêutica na pesquisa educacional: validade e demarcação do conhecimento
Odair Neitzel, Clenio Vianei Mazzonetto
e84568
PDF (Português (Brasil))
Relações Simbólicas entre os professores formadores dos Cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Santa Catarina
Priscila Juliana da Silva, Orliney Maciel Guimarães
e85565
PDF (Português (Brasil))
Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”
Bárbara Rocha Souza, Veronica Borges
e85938
PDF (Português (Brasil))
As políticas de retenção profissional de docentes na Região Nordeste: implementação, rotatividade e regularidade
Ana Maria Alves Saraiva
e85942
PDF (Português (Brasil))
La Educación Física colombiana como campo: una mirada a través de Bourdieu
Eduardo Galak, Naysla Julieth Arboleda Machado
e85970
PDF
Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola
Ana Cecília Romano de Mello, Ivanilda Higa
e85976
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
CIGARRO, BARALHO E ENSINO E APRENDIZADO DA LEITURA NO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Eliane Peres
e87591
PDF (Português (Brasil))
Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura?
Andreia Vicencia Vitor Alves, Rosemeire Messa de Souza Nogueira, Caroline Touro Beluque
e87160
PDF (Português (Brasil))
Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante
Danyal Farsani, Jackeline Rodrigues Mendes
e75958
PDF (Português (Brasil))
Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
Roberta Pasqualli, Maria dos Anjos Lopes Viella, Josimar de Aparecido Vieira
e73172
PDF (Português (Brasil))
A presença de Antígona: sobre o direito à resistência
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
e77375
PDF (Português (Brasil))
A trajetória de José Pereira Lins e a história da educação no sul de Mato Grosso na segunda metade do século XX
Kênia Hilda Moreira, Alessandra Cristina Furtado
e83901
PDF (Português (Brasil))
Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira
Albert Alan de Sousa Cordeiro, Sônia Maria da Silva Araújo
e85819
PDF (Português (Brasil))
O campo acadêmico e a regulação métrica: autonomia, heteronomia e democracia – a ingerência economicista
Mário Luiz Neves de Azevedo
e86030
PDF (Português (Brasil))
Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas
Daiana Camargo, Leni Vieira Dornelles
e77386
PDF (Português (Brasil))
Resistencias a la inclusión en las escuelas chilenas en el contexto de la Ley de Inclusión
Juan Cornejo - Espejo
e78673
PDF
Os povos do campo nos Planos Diretores dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba: educação e escola pública
Gerson Luiz Buczenko, Maria Antônia de Souza
e82756
PDF (Português (Brasil))
Literatura no currículo de Pedagogia: um território em disputa?
Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Marly Amarilha
e86011
PDF (Português (Brasil))
Intercâmbio pedagógico e estratégias educativas nos deslocamentos de um educador brasileiro às regiões do sul do Brasil e do Rio da Prata (1923-1927)
Sara Raphaela Machado de Amorim, Raquel Lopes Pires, Francinaide de Lima Silva Nascimento
e87146
PDF (Português (Brasil))
Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense
Bárbara Amaral Martins, Miguel Claudio Moriel Chacon
e73266
PDF (Português (Brasil))
Valorização do magistério e responsabilidade fiscal: é possível um caminho para superar limites e contradições
Carlos Eduardo Sanches, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
e79892
PDF (Português (Brasil))
Educação pública em tempo de pandemia: o ensino remoto como efeito da política de oportunismo de ocasião do estado do Rio de Janeiro
marcela moraes de Castro, Daniela Patti do Amaral
e80838
PDF (Português (Brasil))
Contribuições de uma ação avaliativa para o movimento em rede da feira de matemática: um estudo de caso
Marília Zabel, Morgana Scheller
e82008
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Ensino da filosofia no discurso das políticas públicas educacionais no período 1996-2006
Paulo Roberto Marques Segundo, Elisete Medianeira Tomazetti
e83156
PDF (Português (Brasil))
Inserção profissional de professores/as na carreira: a prática como política da verdade
Ginaldo Cardoso de Araújo
e83282
PDF (Português (Brasil))
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica
Messias Dieb
e83560
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo
Mônica Andrade Modesto, Maria Inêz Oliveira Araujo
e83983
PDF (Português (Brasil))
O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio?
Rosemara Perpétua Lopes, Monica Fürkotter
e84255
PDF (Português (Brasil))
Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal
Rosenilde Nogueira Paniago
e84355
PDF (Português (Brasil))
Na contramão da BNCC: do emparedamento colonizador ao livre brincar
Lea Vargas Tiriba, Zemilda do Carmo Weber do Nascimento dos Santos, Katia Almeida Bizzo Schaefer
e86018
PDF (Português (Brasil))
O Instituto Jean Jacques Rousseau e o Brasil: vestígios de uma história conectada
Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo, Olívia Morais Medeiros Neta
e86102
PDF (Português (Brasil))
A judicialização de vagas na educação infantil em tempo integral: uma análise de decisões judiciais e extrajudiciais
Franceila Auer, Vania Carvalho de Araújo
e86425
PDF (Português (Brasil))
A criança migrante que trabalha nos EUA: correlações entre classe, educação e cultura
Soraya Franzoni Conde
e86765
PDF (Português (Brasil))
A contrarreforma da formação de professores no Brasil: BNC-Formação e os retrocessos para a valorização docente
Lilian Giacomini Cruz Zucchini, Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Leandro Picoli Nucci
e87143
PDF (Português (Brasil))
Políticas de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente: uma estratégia de governamentalidade neoliberal empresarial
Simone Barreto Anadon, Simone Gonçalves da Silva
e88029
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Entrevistas
Diálogos sobre história da educação na Pan Amazônia
Anselmo Colares, Luiz Bermudez, Mariana Tosolini
e92208
PDF (Português (Brasil))
PDF
Documentos
Mestrado Profissional em Educação da UFPR: teoria e prática como um desafio para o futuro da formação de professores da Educação Básica
João Paulo Pooli, Marcia Baiersdorf
e92773
PDF (Português (Brasil))
Dossiê Processos Migratórios e História da Educação em perspectiva transnacional
Apresentação - História da educação e migrações em perspectiva transnacional, algumas interlocuções teórico-metodológicas
Terciane Ângela Luchese, Alberto Barausse
e91041
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
A “Dante” para a “perene Italianidade” dos emigrantes no exterior. O trabalho da “comissão de livros” desde a primeira década do século XX até a ascensão do fascismo
Michela D’Alessio
e88168
PDF (Português (Brasil))
PDF (Italiano)
Caciquismo y represión ante el modelo laicista de las escuelas fundadas desde América por la emigración gallega (1923-1936)
Xosé Manuel Malheiro-Gutiérrez
e87266
PDF
PDF (English)
“L’Educatore”: una revista semanal educativo entre didáctica, política y estrategias institucionales del asociacionismo italiano en Buenos Aires (1880)
Paula Alejandra Serrao, Paolo Bianchini
e86739
PDF
Piccolo Mondo by Fanny Romagnoli and Silvia Albertoni: a study on production, circulation, materiality and content (1901-1938)
Claudia Panizzolo
e87258
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
O método de Castilho nas páginas da “Revista da Instrução Pública para Portugal e Brasil” (1857-1858)
Cesar Augusto Castro, Carlota Boto
e86995
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Circulação e estratégias da revista “O Jovem Luterano”: perspectiva transnacional e das histórias cruzadas (1950-1970)
Patrícia Weiduschadt, Elias Krüger Albrecht
e87131
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
A escola italiana em Pelotas (RS, Brazil) durante as décadas de 1920 e 1930: entre contextos locais, nacionais e internacionais
Renata Brião de Castro
e87090
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Magistério imigrante: professores e professoras nas Colônias Eslavas e Italianas no Paraná (1878-1938)
Elaine Cátia Falcade Maschio, Valquiria Elita Renk
e87089
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Domenico Caon e o amor pela obra A Divina Comédia
Manuela Ciconetto Bernardi, Eliana Rela
e87043
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
“Senhor, se eu sou a escolhida, abra o caminho”: Willie Ann Bowman e a circulação metodista transnacional (1895-1906)
Vitor Queiroz Santos, Sérgio César da Fonseca
e86970
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
DOSSIÊ Valorização Docente nos Contextos de Brasil e Chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo
Apresentação: Brasil e Chile: políticas educacionais e neoliberalismo nas marchas e contramarchas dos anos 2000
Andrea Barbosa Gouveia
e89555
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
PDF
A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil
Rudervania da Silva Lima Aranha, Selma Suely Baçal de Oliveira
e86906
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Interdisciplinariedad como desafío para educar en la contemporaneidad
Educar em Revista, María Elena Infante-Malachias, Sandra Araya-Crisóstomo
e88371
PDF
Negociação das políticas/práticas curriculares: o desenvolvimento profissional de professores(as) orientado para a decisão curricular
Maria Julia Carvalho de Melo, Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Carlinda Leite
e87031
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação
Vanderlei José Valim Vieira Filho, Fábio Peres Gonçalves
e87137
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Concepciones de los líderes sindicales sobre el rol del profesorado en la construcción del Sistema de Desarrollo Profesional Docente en Chile
Víctor Manuel Figueroa Farfán, Dalila Andrade Oliveira
e86767
PDF
Por entre direitos afirmados e renegados: a luta docente pelo piso salarial profissional nacional de 20 horas em Campo Grande, MS
MARIA DILNÉIA ESPÍNDOLA FERNANDES, Solange Jarcem Fernandes
e87121
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Mudanças nos planos de carreira do magistério paulista e a desvalorização docente
Andreza Barbosa
e87141
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
(Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores
Renata Cecilia Estormovski, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
e87138
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
DOSSIÊ Educação, Saúde e Assistência às Infâncias: saberes, conhecimentos e práticas sociais
Apresentação - Educação, saúde e assistência às infâncias: inflexões em torno do objeto de pesquisas
Sonia Camara, Luiz Otávio Ferreira
e92242
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
O pioneiro da educação de cegos e surdocegos nos Estados Unidos: Samuel Gridley Howe (1801-1876)
Tatiana de Andrade Fulas
e87444
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
As instituições e as leis para a infância no Brasil Império: circulação de ideias sobre o menorismo
Maria Nilvane Fernandes, Elizabeth Trejos-Castillo
e87487
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Imigração, criminalidade e instituição correcional: o caso de menores portugueses na Amazônia paraense (1880-1925)
Telmo Renato Silva Araújo
e87517
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Diretrizes para a educação escolar de uma instituição para menores considerados antissociais (Santa Catarina/Brasil – 1972-1982)
Silvia Maria Fávero Arend, Otoniel Rodrigues Silva
e87506
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Higiene Escolar e Saúde Pública em Salvador (1925-1930)
Ricardo dos Santos Batista
e87450
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Saúde, assistência e educação: a institucionalização da infância carente em Goiás no Século XX
Rildo Bento de Souza, Lara Alexandra Tavares da Costa, Kalyna Ynanhiá Silva de Faria
e87515
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Infância isolada: política pública para a profilaxia da lepra no Maranhão (1930-1950)
Rosyane de Moraes Martins Dutra, CELIA MARIA BENEDICTO Giglio
e87509
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Os reflexos de uma política de acesso à educação infantil destinada a bebês e crianças desnutridas
Marina Castro e Souza, Bruno Tovar Falciano
e87500
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
As creches Casulo no Amazonas, 1979-1990
Kelly Rocha de Matos Vasconcelos, Moysés Kuhlmann Júnior, Pérsida da Silva Ribeiro Miki
e87513
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Panorama das políticas públicas para o atendimento pedagógico domiciliar no Brasil
HELMA Salla, Geraldo Eustáquio Moreira
e86441
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
DOSSIÊ Histórias da Educação na Pan-Amazônia: sociedades, culturas, tempos e espaços
Apresentação - Esperançamentos em escritas necessárias sobre a história da educação na Panamazônia
Marcus Levy Bencostta, Clarice Nascimento de Melo
e92731
PDF (Português (Brasil))
PDF
PDF (English)
Sujeitos de inspeção da instrução pública primária na comarca de Macapá (1852-1886)
Vitor Sousa Cunha Nery, Cristiane do Socorro dos Santos Nery
e87520
PDF (Português (Brasil))
PDF
Trajetórias e memórias de pioneiros da Amazônia setentrional: singularidades históricas, formação e bases do sistema educacional amapaense
Adalberto Carvalho Ribeiro
e87370
PDF (Português (Brasil))
PDF
O cotidiano escolar na história de Vilhena-RO durante o processo de colonização da Amazônia no século XX
Helen Arantes Martins, Josiane Brolo, Alceu Zoia
e85642
PDF (Português (Brasil))
PDF
História de Vida e Feminismos na Amazônia: um estudo de caso
Alessandra dos Santos Pereira, Iolete Ribeiro da Silva
e87346
PDF (Português (Brasil))
PDF
A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu
Vivian Silva Lobato, Renato Pinheiro Costa, Maria José Aviz Rosário
e87494
PDF (Português (Brasil))
PDF
Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais
MARCIO BARRADAS Sousa, CARLOS NAZARENO FERREIRA Borges
e86710
PDF (Português (Brasil))
PDF
Quilombolas amazônidas nas pesquisas de pós-graduação em educação
Jardilene Gualberto Pereira Fôlha, José Damião Trindade Rocha
e87501
PDF (Português (Brasil))
PDF
A utilização da técnica do inventário como instrumento de pesquisa: uma contribuição metodológica à história da educação na Amazônia
Livia Sousa da Silva, Tayana Helena Cunha da Silva, Welington da Costa Pinheiro
e87519
PDF (Português (Brasil))
PDF
A Constituição do estado na modernidade e as políticas educacionais de inclusão na Pan-Amazônia: Brasil, Colômbia e PeruA PAN-AMAZÔNIA: BRASIL, COLOMBIA E PERU
Maria Almerinda de Souza Matos, Maria Francisca Nunes de Souza
e86569
PDF (Português (Brasil))
PDF
Palabras clave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo