Imigração, criminalidade e instituição correcional: o caso de menores portugueses na Amazônia paraense (1880-1925)

Autores

Palavras-chave:

Imigração, Criminalidade, Amazônia, Menores.

Resumo

O estudo objetiva analisar o processo imigratório de portugueses para a capital do Pará, tendo em vista os menores portugueses envolvidos com a criminalidade, bem como procura trazer uma reflexão localizada e temporal da realidade microssocial desses menores no que se refere à nacionalidade, à atividade laboral e à tipologia criminal. A metodologia consiste em análise documental a partir do uso de fontes como autos crime, Rol dos Culpados e Livro de Registro dos Menores recolhidos na Colônia Correcional Santo Antônio do Prata, abrangendo o período de 1880 a 1925. O artigo busca não apenas circunscrever a realidade social-criminal desses menores, mas também por em evidência os mecanismos correcionais nos quais foram submetidos ao serem inseridos na Colônia Correcional Santo Antônio do Prata.

Biografia do Autor

Telmo Renato Silva Araújo, Universidade do Estado do Pará (UEPA).

  1. Doutor em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de História da Universidade do Esatdo do Pará (UEPA).

 

 

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Araújo, T. R. S. (2023). Imigração, criminalidade e instituição correcional: o caso de menores portugueses na Amazônia paraense (1880-1925). Educar Em Revista, 39, e87517. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87517

Edição

Seção

DOSSIÊ Educação, Saúde e Assistência às Infâncias: saberes, conhecimentos e práticas sociais