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Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo

Mônica Andrade Modesto, Maria Inêz Oliveira Araujo

Resumo


Este artigo busca compreender as possibilidades de formação ambiental em escolas situadas na zona rural de Simão Dias/SE a partir da realização de uma pesquisa qualitativa que teve como aporte metodológico a Análise do Discurso debruçada sobre discursos docentes. A interpretação dos dados foi feita sob a égide da epistemologia relacionada à Educação Ambiental crítica e à Educação do Campo. Os resultados desvelaram que predominam a concepção ingênua da educação e a tendência reprodutivista do ideário do sistema capitalista por meio do aparelhamento da escola e do currículo à ordem dominante na formação ofertada no locus supracitado, descortinando a fragilidade da formação docente e a necessidade de investimento nessa seara educacional. Ademais, revelaram também o alinhamento do Currículo de Sergipe e da Base Nacional Comum Curricular aos interesses do agronegócio e à invisibilização da história e das lutas dos sujeitos do campo, evidenciando a necessidade de se continuar lutando pela educação e formação ambiental com vistas ao enfrentamento à problemática socioambiental.


Palavras-chave


Discursos Docentes. Educação Ambiental. Educação do Campo. Formação Ambiental

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