Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo

Autores/as

Palabras clave:

Discursos Docentes. Educação Ambiental. Educação do Campo. Formação Ambiental

Resumen

Este artigo busca compreender as possibilidades de formação ambiental em escolas situadas na zona rural de Simão Dias/SE a partir da realização de uma pesquisa qualitativa que teve como aporte metodológico a Análise do Discurso debruçada sobre discursos docentes. A interpretação dos dados foi feita sob a égide da epistemologia relacionada à Educação Ambiental crítica e à Educação do Campo. Os resultados desvelaram que predominam a concepção ingênua da educação e a tendência reprodutivista do ideário do sistema capitalista por meio do aparelhamento da escola e do currículo à ordem dominante na formação ofertada no locus supracitado, descortinando a fragilidade da formação docente e a necessidade de investimento nessa seara educacional. Ademais, revelaram também o alinhamento do Currículo de Sergipe e da Base Nacional Comum Curricular aos interesses do agronegócio e à invisibilização da história e das lutas dos sujeitos do campo, evidenciando a necessidade de se continuar lutando pela educação e formação ambiental com vistas ao enfrentamento à problemática socioambiental.

Biografía del autor/a

Mônica Andrade Modesto, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Itabaiana, Sergipe

Doutora e mestra em Educação, licenciada em Pedagogia. Professora adjunta do Departamento de Educação do Campus Prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe

Maria Inêz Oliveira Araujo, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe

Doutora e mestra em Educação, licenciada em Ciências Biológicas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe

Publicado

2023-12-05

Cómo citar

Modesto, M. A., & Araujo, M. I. O. (2023). Ecos da formação ambiental sergipana: emergências discursivas docentes no contexto da educação do campo. Educar Em Revista, 39, e83983. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83983

Número

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