Inserção profissional de professores/as na carreira: a prática como política da verdade

Autores

Palavras-chave:

Inserção profissional, Verdade, Prática, Princípios-verdades, Docência.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado e objetiva analisar como a prática tem se posicionado como uma política da verdade na inserção profissional de professores/as na carreira. O aporte teórico-metodológico apoia-se nas noções de verdade e prática de Michel Foucault. Para a produção das informações acerca do objeto, a pesquisa seguiu por dois itinerários: o primeiro consistiu no mapeamento de documentos oficiais que regulamentam as políticas públicas destinadas à formação e ao desenvolvimento profissional de professores/as, e o segundo itinerário buscou reunir, por meio da realização de grupos de discussão, um composto de falas de professores/ as iniciantes e coordenadores/as pedagógicos da Rede Municipal de Educação de Caetité, no Estado da Bahia, que atuam em escolas que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental. Os achados da pesquisa permitem concluir que a prática constitui a política geral da verdade na inserção profissional de professores/as na carreira, mediante a produção de um conjunto de princípios-verdades que fazem funcionar normas, regras, valores e atitudes como manifestação do verdadeiro na condução e produção de professores/as iniciantes, visando ao exercício da docência na contemporaneidade.  

Biografia do Autor

Ginaldo Cardoso de Araújo, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com atuação nos cursos de graduação (Área Fundamentos da Educação) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS).

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Araújo, G. C. de. (2023). Inserção profissional de professores/as na carreira: a prática como política da verdade. Educar Em Revista, 39, e83282. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83282

Edição

Seção

Demanda Contínua