Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line

Autores

Palavras-chave:

Interação, Ética, Educação on-line, Aula on-line

Resumo

A pandemia da Covid-19 exigiu respostas emergenciais de todos os níveis da educação. O ensino intensificou a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e a interação virtual entre professores e estudantes passou a ser um grande desafio, determinando a necessidade de formação profissional e ampliando discussões acerca desse modelo. Esta pesquisa objetiva responder a questões a respeito dos cuidados éticos no contexto das aulas on-line. Apresenta uma análise dos cuidados éticos nas interações síncronas no cenário das aulas on-line, considerando a exposição da imagem dos participantes em encontros síncronos; a privacidade e a situação de vigilância no contexto das aulas on-line. Este é um estudo exploratório, qualitativo e de revisão bibliográfica desenvolvido a partir de artigos publicados em periódicos disponíveis no repositório da Capes, blogs da área de educação e comunicação e materiais publicados em plataformas de vídeo entre os anos de 2011 e 2021. Os resultados evidenciaram que professores e estudantes estão vulneráveis à exposição, à falta de privacidade e ao contexto de vigilância estabelecido pela educação on-line. A ausência de normatização de condutas em espaços digitais fragiliza professores e estudantes e oportuniza condutas que chegam à judicialização. Os cuidados éticos em contextos síncronos devem ser abordados em todos os níveis da formação docente e os estudantes devem ser educados para apresentarem condutas éticas como sujeitos dessa relação educativa virtual.  

Biografia do Autor

Ana Paula Monteiro Rêgo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas

Doutoranda em Educação/ Universidade Federal de Alagoas

Na linha de pesquisa de Tecnologia da Informação e da Comunicação

Professora Assistente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Maceió, Alagoas

Professora Assistente da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, Alagoas

    

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989).    

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas

 Doutora em Educação (Université de Provence Aix-Marseille I, 2002) e em Linguística (UFAL, 2002), mestre em psicologia (Université de Provence Aix-Marseille I, 1996), Bacharel em Administração (UFPB, 1989), licenciada em Psicologia (UEPB, 1990). Atualmente é professor Associoado III do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação , na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (PPGE).   

Publicado

2023-05-22

Como Citar

Rêgo, A. P. M., Mercado, L. P. L., & Costa, C. J. de . S. A. (2023). Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line. Educar Em Revista, 39, e82903. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903

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