A utilização da técnica do inventário como instrumento de pesquisa: uma contribuição metodológica à história da educação na Amazônia

Autores

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o inventário como instrumento técnico-metodológico para análise de dados documentais caros às pesquisas realizadas no campo da História da Educação, a partir de produções acadêmicas no contexto amazônico, em particular, no estado do Pará. O estudo é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica, que apresenta 19 trabalhos encontrados nos repositórios de dissertações e teses dos Programas em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Programa em Currículo e Gestão da Escola Básica da UFPA, que assumiram a utilização da técnica do inventário na elaboração dos seus estudos ou apresentaram abordagens aproximativas. A análise das dissertações e teses suscitam a significativa contribuição da técnica do inventário ao processo de organização e sistematização das fontes, bem como ao processo analítico de documentos de diferentes tipos que compuseram estudos que se debruçaram em dar visibilidade para a história de instituições, de práticas e de sujeitos na Amazônia. O inventário se mostrou, ainda, um instrumento que contribui para uma política de preservação do patrimônio histórico-educacional e pedagógico, por sua capacidade de agrupar documentos que, geralmente, estão dispersos em acervos e arquivos nem sempre bem-organizados e acessíveis à sociedade.

Biografia do Autor

Livia Sousa da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutora em Ciências Sociais Sociologia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com Pós-Doc. em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA); Mestre em Educação (Currículo e Formação de Professores), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Especialista em Psicopedagogia Educacional com ênfase em psicopedagogia preventiva, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); licenciada plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre História da Educação e Formação de Professores - LABINVE. Atualmente, Professora Adjunta I no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA, Faculdade de Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica - PPEB (UFPA) - Linha de Pesquisa História da Educação Básica.  Vice-diretora da Faculdade de Educação da Ufpa/Belém (12/21 a 08/22). 

Tayana Helena Cunha da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestre e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Integra o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL), pesquisando sobre História da Educação, Instituições Escolares e o ensino secundário no Brasil.

Welington da Costa Pinheiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutor em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará e Da Faculdade de Educação Física. FEF/UFPA.

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Silva, L. S. da, Silva, T. H. C. da, & Pinheiro, W. da C. (2023). A utilização da técnica do inventário como instrumento de pesquisa: uma contribuição metodológica à história da educação na Amazônia. Educar Em Revista, 39, e87519. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87519

Edição

Seção

DOSSIÊ Histórias da Educação na Pan-Amazônia: sociedades, culturas, tempos e espaços