Intercâmbio pedagógico e estratégias educativas nos deslocamentos de um educador brasileiro às regiões do sul do Brasil e do Rio da Prata (1923-1927)

Autores

Palavras-chave:

Nestor dos Santos Lima, Viagem pedagógica, Processos educativos, História Transnacional

Resumo

Compreender o intercâmbio pedagógico e a constituição de estratégias educativas a partir da experiência de viagem de Nestor dos Santos Lima é o objetivo deste artigo. No ano de 1923, o educador norte-rio-grandense foi comissionado pelo governo do seu estado para observar organizações escolares nas localidades pertencentes ao então sul do país: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Por decisão própria, modificou o itinerário, ampliando os roteiros de destino e dirigindo-se rumo à região do Rio da Prata, onde visitou instituições de ensino primário, normal e profissional na Argentina e no Uruguai. Após seu retorno, elaborou um relatório onde compartilhou as iniciativas que considerou proveitosas e que seriam passíveis de realização no Rio Grande do Norte. Para a compreensão desse movimento de circulação de saberes, práticas e da produção da educação após a travessia, operamos com a perspectiva transnacional no campo da História da Educação, dialogando com autores como Vidal (2020), Roldán Vera e Fuchs (2021), além de estudos que versam sobre experiências educativas de sujeitos viajantes em suas possibilidades investigativas e historiográficas, tais como os escritos de Mignot e Gondra (2007) e Cardoso e Moraes (2014). No trato teórico-metodológico, dedicamo-nos não só ao conhecimento das vivências e experimentações, mas também aos critérios para a elaboração das ações que empreendeu na educação potiguar após sua volta ao solo pátrio.

Biografia do Autor

Sara Raphaela Machado de Amorim, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)

Professora Adjunta do Departamento de Educação (DE) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com Estágio Doutoral na Universidad de Alcalá de Henares. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED-CNPq).

Raquel Lopes Pires, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), na linha de pesquisa História, Sujeitos e Processos Educacionais, com bolsa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre pelo mesmo programa, onde foi bolsista Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Participante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE) e do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Educação (LPEHE). Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa de Iniciação Científica financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Francinaide de Lima Silva Nascimento, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional/PPGEP-IFRN, em que Coordena a Linha de Pesquisa História, historiografia e memória da Educação Profissional (Portaria n.1272/2019-RE/IFRN). Pós-Doutoranda no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, com Estágio Doutoral no Exterior/CAPES na Universidade de Lisboa. Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UFRN. Atuou como Coordenadora de Pesquisa e Inovação do IFRN-Campus João Câmara, Portaria n.155/2020-DG-JC-RE-IFRN (2020-2021). Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do IFRN na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação/PROPI-IFRN, Portaria n. 155/2019-DG-JC-RE-IFRN(2019-atual). Editora Chefe da Revista Holos IFRN (2019-atual) e Editora da Revista Brasileira de Extensão Universitária/RBEU-UFFS(2020-atual). Conselheira da Editora IFRN (Biênio 2021/2023). Conselheira Eleita para o Conselho Editorial da Editora IFRN (Biênios ? 2017/2019 e 2019/2021). Parecerista Ad Hoc da Editora FAMEN (Portaria n. 06/2019-FAMEN). Avaliadora SINAES/INEP (2018-atual). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IFRN (Portaria n.1577/2018-RE/IFRN). Colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Sociedade e Educação no Brasil ? HISTDBR (CNPq) e do Observatório da Diversidade (CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Tecnologia/IFRN/CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Atua principalmente na área de pesquisa Educação, Cultura, Gênero e História da Educação, bem como Formação Docente para a Educação Básica e Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Didática, Psicologia da Educação, Formação Docente, atuando principalmente com os seguintes temas: educação, gênero, história da educação, história da profissão docente, formação de professores, educação profissional, práticas escolares e ensino-aprendizagem

Downloads

Publicado

2023-10-11

Como Citar

Amorim, S. R. M. de, Pires, R. L., & Nascimento, F. de L. S. (2023). Intercâmbio pedagógico e estratégias educativas nos deslocamentos de um educador brasileiro às regiões do sul do Brasil e do Rio da Prata (1923-1927). Educar Em Revista, 39, e87146. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87146

Edição

Seção

Demanda Contínua