A hermenêutica na pesquisa educacional: validade e demarcação do conhecimento

Autores

  • Odair Neitzel UFFS
  • Clenio Vianei Mazzonetto UNISSINOS

Palavras-chave:

Hermenêutica filosófica. Investigação. Epistemologia. Metodologia.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão crítica acerca das potencialidades e limites da hermenêutica como instrumento investigativo, considerando-se a rigorosidade e a vigilância epistêmica com o campo educacional. O estudo resulta de abordagem metodológica bibliográfica de perspectiva analítica e hermenêutica. Entre as pretensões deste texto, considera-se a possibilidade de ampliar as reflexões e problematizações sobre a hermenêutica como método investigativo. A pesquisa evidencia que, para a investigação em perspectiva hermenêutica, torna-se fundamental a formação teórico-epistemológica do pesquisador. Ademais, destaca-se, na arte interpretativa, o processo comunicativo intersubjetivo dialógico como nuclear. Partindo da revisão crítica da formação em pesquisa no campo educacional, a investigação segue de perto a de Jean Grondin e sua discussão sobre a pretensão de universalidade da hermenêutica filosófica. A investigação aborda o tema reconstruindo argumentos da filosofia de Gadamer e Habermas. O artigo culmina destacando a historicidade e a circularidade hermenêutica através do diálogo vivo com a tradição como critérios de validade e demarcação, no exercício de atualização do conhecimento através da abordagem hermenêutica.

Biografia do Autor

Odair Neitzel, UFFS

Doutor em Educação pela UPF com estágio na UNIKassel - Alemanha; Docente do Magistério Superior na UFFS - Campus Chapecó - SC, vinculado ao PPGE/PPGFIL; Lider do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Sociedade - GPEFS; E-mail: odair.neitzel@uffs.edu.br

Clenio Vianei Mazzonetto, UNISSINOS

Doutor em Educação pela UNISSINO; Docente no Magistério Superior e da Educação Básica; Email cleniomazzonetto@yahoo.com.br.

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Publicado

2023-05-22

Como Citar

Neitzel, O., & Mazzonetto, C. V. (2023). A hermenêutica na pesquisa educacional: validade e demarcação do conhecimento. Educar Em Revista, 39, e84568. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84568

Edição

Seção

Demanda Contínua