A Constituição do estado na modernidade e as políticas educacionais de inclusão na Pan-Amazônia: Brasil, Colômbia e PeruA PAN-AMAZÔNIA: BRASIL, COLOMBIA E PERU

Autores

  • Maria Almerinda de Souza Matos Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM) na categoria Adjunto Nível 4, vinculada ao Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF).
  • Maria Francisca Nunes de Souza Instituto Natureza e Cultura de Benjamin Constant. Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Estado. Políticas educacionais. Pan-Amazônia. Surdo.

Resumo

Este artigo objetivou compreender a constituição do Estado Moderno e a inter-relação com as políticas educacionais na América Latina, no caso Brasil, Colômbia e Peru. O estudo foi realizado à luz da epistemologia histórico-cultural de Gramsci. Esta abordagem ajudou com um olhar da totalidade, sobretudo nas narrativas tecidas nos discursos do corpus estudado, da superestrutura que entende a educação como mais um dos aparelhamentos ideológicos do Estado a fim de preservar um grupo em detrimento de outro a partir das relações de hegemonia, considerando o tempo histórico e os movimentos eminentes de lutas de classes. A partir de uma incursão nos estudos, ficou perceptível que nem sempre a educação formal foi universal e/ou vista como um direito individual; essa sempre teve caráter elitizante, pois marginalizou dos bancos escolares um estrato social de negros, indígenas e surdos. No caso do Estado Moderno, apresenta uma relação de hegemonia com os países do capital, monopolistas, com os estados dos países periféricos por meio de um projeto desenvolvimentista utilizando a educação e suas ações estratégicas legitimadas nas políticas educacionais para criar um consenso de controle das condutas condizentes com as ideologias liberais e/ou neoliberais. Nesse contexto, os organismos internacionais (OIs) são mecanismos estratégicos fundamentais à implementação das influências nas políticas educacionais na América Latina, inclusive às políticas educacionais aos estudantes surdos.

Biografia do Autor

Maria Almerinda de Souza Matos, Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM) na categoria Adjunto Nível 4, vinculada ao Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF).

Licenciada em Educação Especial: deficientes mentais na 1ª turma do curso pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1980). É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2008). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM) na categoria Adjunto Nível 4, vinculada ao Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF). É coordenadora fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Educação (GPPE/UFAM). Faz parte da Associação Brasileira de Autismo (ABRA), Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (ABP), compondo também a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Orientadora de Iniciação Científica na UFAM, na área de Ciências Sociais Aplicadas e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAM (Mestrado e Doutorado). Tem diversos artigos publicados em anais de eventos científicos e em periódicos, bem como capítulos de livros e coletâneas. Foi coordenadora psicopedagógica do Centro de Triagem e Diagnóstico da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/AM) e coordenadora pedagógica/psicopedagógica/psicomotora na Escola Integrada Sempre Viva. Atualmente tem organizado diversos eventos com vistas à socialização de informações científicas relevantes para a comunidade acadêmica e público em geral, destacando-se o Encontro Amazônico de Psicopedagogia e o Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão. É membro da Câmara de Extensão e Interiorização da PROEXTI/UFAM, tendo o primeiro programa aprovado. É membro permanente da Comissão de Inclusão e Acessibilidade da UFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Inclusão Escolar, Políticas Públicas, Necessidades Educacionais Especiais, Psicomotricidade e Psicopedagogia.

Maria Francisca Nunes de Souza, Instituto Natureza e Cultura de Benjamin Constant. Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Educação - PPGE/UFAM (2020); Mestre em Educação PPGE/ UFAM (2015). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2004). Especialista em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS. Didática do Ensino Superior e Supervisão Escolar. Especialista em Interpretação da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS . Curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras. Atualmente é professora Assistente, nível I, Classe "B" , no Instituto de Natureza e Cultura, da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, Educação do Campo.Educação Especial /LIBRAS. Desenvolve projetos disseminando a Libras em Benjamin Constant e também sobre formação continuada de professores do Ensino em LIBRAS. Coordenadora do Núcleo de Acessibidade e inclusão, EUAPOIO do INC/UFAM.

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Matos, M. A. de S., & Souza, M. F. N. de. (2023). A Constituição do estado na modernidade e as políticas educacionais de inclusão na Pan-Amazônia: Brasil, Colômbia e PeruA PAN-AMAZÔNIA: BRASIL, COLOMBIA E PERU. Educar Em Revista, 39, e86569. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86569

Edição

Seção

DOSSIÊ Histórias da Educação na Pan-Amazônia: sociedades, culturas, tempos e espaços