Piccolo Mondo by Fanny Romagnoli and Silvia Albertoni: a study on production, circulation, materiality and content (1901-1938)

Autores

Palavras-chave:

Livros de leitura, Piccolo Mondo, Escola elementar, Leitura, Civilizado

Resumo

Entre as últimas duas décadas do século XIX e as três primeiras do XX é possível encontrar indícios de distribuição e circulação de livros italianos entre os imigrantes e seus descendentes. Este artigo objetiva compreender a produção e a circulação dos livros de leitura de Fanny Romagnoli e Silvia Albertoni, autoras de Piccolo Mondo, aprovados para serem adotados nas escolas elementares da Península e escolas italianas no Brasil no início do século XX e, em seguida, analisar um dos volumes, o Sillabario, destinado ao uso da primeira classe. Ancorado nas contribuições da História da Educação e na História Cultural e tendo a análise documental como procedimento adotado, o presente texto toma como fonte privilegiada os livros de leitura Piccolo Mondo, além de circulares ministeriais, dicionário biobibliográfico e jornais. Opera ainda com a categoria transnacional como uma abordagem metodológica na História da Educação. Os livros são considerados artefatos culturais que se situam na articulação entre as prescrições impostas pelos programas oficiais e os discursos singulares dos professores. Para o processo de internalização da ideia de nação italiana se fez necessário um projeto político-pedagógico capaz de reunir as noções de nação, Estado e educação moral em um único processo virtuoso. Pode-se afirmar que Piccolo Mondo aderiu ao projeto de criar um “homem novo”, cidadão de um Estado capaz de conduzir a nação à conquista da modernidade.

Biografia do Autor

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

FORMAÇÃO: Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Estágio Pós Doutoral na Universidade de Caxias do Sul (Brasil) e na Università degli Studi Del Molise (Itália) em 2019. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professora Associado II da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo- EFLCH / UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. Docente do curso de Pedagogia, na área de Educação Infantil. Chefe do Departamento de educação (2012- 2015) Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora com projetos financiados pelo CNPq e pela FAPESP. Tem experiência na docência e gestão da educação infantil, ensino fundamental e superior. Desde abril de 2011 é Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação(ANPEd). Integra a rede transnacional TRANSFOPRESS (França-Brasil) ÁREAS DE PESQUISA: História da Educação: escolas étnicas italianas; história da infância, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância; historia da leitura e do livro no Brasil; história da imprensa GRUPOS DE PESQUISA: Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa INFÂNCIA, CULTURA, HISTÓRIA- GEPICH ; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação, Imigração e Memoria - GRUPHEIM; membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa TRANSFOPRESS BRASIL- Grupo de Estudos da Imprensa em língua estrangeira no Brasil; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação: intelectuais, instituições, impressos. Contato: claudiapanizzolo@uol.com.br; claudia.panizzolo@unifesp.br

Publicado

2023-10-09

Como Citar

Panizzolo, C. (2023). Piccolo Mondo by Fanny Romagnoli and Silvia Albertoni: a study on production, circulation, materiality and content (1901-1938). Educar Em Revista, 39, e87258. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87258

Edição

Seção

Dossiê Processos Migratórios e História da Educação em perspectiva transnacional