Os povos do campo nos Planos Diretores dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba: educação e escola pública

Autores

Palavras-chave:

Povos do Campo, Plano Diretor, Educação, Escola Pública

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa sobre os povos do campo nos planos diretores dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O objetivo é compreender qual lugar têm os povos do campo e os territórios rurais no plano diretor municipal. A pesquisa tem natureza documental, com centralidade na análise do conteúdo de cada plano diretor municipal. Pauta-se no materialismo histórico-dialético para revelar a contradição na elaboração dos planos diretores municipais, cuja ênfase é dada no rural esvaziado dos sujeitos que são os povos do campo. Portanto, há direitos sociais que são fragilizados no campo, dentre eles o educacional. A conclusão é de que o campo e os sujeitos trabalhadores que nele vivem têm tratamento incipiente ou ausente nos planos diretores, o que gera impactos nas políticas sociais, como a educação, cujas escolas têm sido fechadas anualmente no campo e têm sido pauta de luta de coletivos estaduais e nacionais.

Biografia do Autor

Gerson Luiz Buczenko, Centro Universitário Internacional Uninter -UNINTER

Licenciado em História e Pedagogia.

Especialista em História Cultural.

Mestrado e Doutorado  em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Pós Doutorado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Coordenador de Cursos Superiores de Tecnologia no Centro Universitário Internacional Uninter.

Docente na Educação Básica nas Disciplinas de História, Filosofia e Sociologia.

Docente no Ensino Superior nos Cursos de História, Direito, Administração e Pedagogia.

Maria Antônia de Souza, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Graduada (1990-licenciatura e 1991-bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduada em Direito (2012 - Universidade Tuiuti do Paraná). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Trabalha na Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 1996, estando na categoria de professor Associado, coordena o grupo de pesquisa Movimentos Sociais, Educação do Campo e Práticas Pedagógicas. No período de 1999 a 2004 trabalhou como professora do Programa de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas. É professora da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) desde fevereiro de 2002, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação e no curso de Direito. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP). Coordenou o Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) no período de novembro de 2012 a maio de 2017. Desenvolve pesquisa sobre movimentos sociais, educação do campo, escola pública e práticas pedagógicas, temáticas em que possui livros, capítulos e artigos publicados.

Downloads

Publicado

2023-10-11

Como Citar

Buczenko, G. L., & de Souza, M. A. (2023). Os povos do campo nos Planos Diretores dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba: educação e escola pública. Educar Em Revista, 39, e82756. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82756

Edição

Seção

Demanda Contínua