Magistério imigrante: professores e professoras nas Colônias Eslavas e Italianas no Paraná (1878-1938)

Autores

Palavras-chave:

Magistério migrante. Escolas étnicas italianas. Escolas étnicas eslavas. Paraná.

Resumo

Este artigo versa sobre os diferentes perfis dos professores das escolas étnicas italianas e eslavas no Paraná, do final do século XIX a 1938, período que abrange o início das experiências de escolarização até a nacionalização compulsória. Objetiva-se discutir quem eram estes docentes e quais foram as perspectivas dos Governos e da Igreja com relação a sua atuação profissional e tensões estabelecidas ao ofício do magistério na incorporação dos preceitos legais. A questão de pesquisa consiste em compreender quem eram os professores das escolas de imigrantes, como o Estado os representou e buscou controlar suas ações, e como esses professores se mobilizaram em relação a difícil tarefa de ensinar. O lastro empírico é composto por documentos oficiais como: os Relatório de Governo, a legislação educacional, documentos institucionais das escolas étnicas e das congregações religiosas. Os resultados indicam que existiram diferentes perfis docentes: desde membros eleitos pela comunidade sem formação pedagógica até aqueles com qualquer formação profissional como os padres, as religiosas e os intelectuais. Nos anos de 1920, o governo do Paraná intensificou o processo de nacionalização das crianças por meio da escola, e isso mobilizou as associações escolares étnicas, a lançar táticas que buscassem enfrentar as ações estatais e qualificar os professores.

Biografia do Autor

Elaine Cátia Falcade Maschio, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem experiência na área da Educação, atuando ao longo dos anos como professora e pedagoga no Ensino Fundamental, Médio, Superior, Lato Sensu e Stricto Sensu nas modalidades presencial e à distância, da rede pública e particular de ensino. Realiza pesquisas sobre os Processos de Escolarização e a Cultura Escolar nas Colônias Italianas do Paraná, sobre a História da Infância Imigrante Italiana e de seus Descendentes, e sobre Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais. É membro da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina (REHIAL), Red de Estudios Rurales sobre Familia, Infancia y Juventudes (RER-FIJ). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História, Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM/UCS), do Centro de Estudos Vênetos no Paraná (CEVEP/UNICENTRO-UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR).

Valquiria Elita Renk, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (1985), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Doutorado em História da Educação pela Universidade Federal do Paraná UFPR (2009). Estágio de Pós Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná (2019). É Professora Titular da PUCPR, Professora Permanente do Mestrado em Bioética (PUCPR) e do Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PUCPR). É líder do Grupo de Pesquisa Bioética e Educação, cadastrado no CNPQ. Pesquisa na área de Educação, nas interfaces com Bioética, Direitos Humanos, História da Educação e Saúde. Tem experiência na área de Educação, Consultorias Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Bioética, Imigrações e Geografia. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação, da Sociedade Brasileira de Bioética/ Seção Paraná. Integra o NUHFOPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas (UFPR). ´Faz parte da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos - ReBEDH. Faz parte da Rede Internacional e Interdisciplinar sobre Desigualdades, que reúne grupo de pesquisadores do Brasil, Portugal, Espanha e França. É Professora Visitante do Doutorado em Humanidades na Universidade Católica de Moçambique. Tem publicações na área de Bioética,Direitos Humanos, Educação, Escolas Étnicas no Paraná.

Publicado

2023-10-09

Como Citar

Maschio, E. C. F., & Renk, V. E. (2023). Magistério imigrante: professores e professoras nas Colônias Eslavas e Italianas no Paraná (1878-1938). Educar Em Revista, 39, e87089. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87089

Edição

Seção

Dossiê Processos Migratórios e História da Educação em perspectiva transnacional