A contrarreforma da formação de professores no Brasil: BNC-Formação e os retrocessos para a valorização docente

Autores

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Política educacional, Formação docente, Competências.

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a Resolução CNE/CP n.º 2/2019 – que define as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores e institui a Base Nacional Comum (BNC-Formação) – de modo a identificar e discutir as implicações das mudanças propostas na valorização do trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual os dados foram coletados por meio de análise bibliográfica e documental, sistematizados e analisados por meio de duas categorias: Relação formação docente – ethos profissional; Valorização e engajamento profissional. Os resultados demonstram o alinhamento da nova resolução com o receituário neoliberal, limitando essa formação a aspectos técnicos e pragmáticos ajustados a uma perspectiva economicista. Fica explícito que essa resolução expressa uma padronização das políticas para a formação docente centrada em competências de modo a atender aos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entendemos também que a lógica na qual está baseada negligencia a valorização profissional como um projeto coletivo e passa a ser associada a critérios meritocráticos de desempenho individual ligados ao ideário liberal. Por fim, consideramos a necessidade de construção de uma resistência ativa/ coletiva, tanto no plano pedagógico como no plano político, contra a precarização e a privatização do Ensino Superior.

Biografia do Autor

Lilian Giacomini Cruz Zucchini, Professora Adjunta, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Mundo Novo, Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação para a Ciência. Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Mundo Novo, MS; Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Matemática, Mestrado Profissional, UEMS, Dourados, MS.

Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Professora Adjunta, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Mundo Novo, MS, Brasil.

Doutora em Educação. Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Mundo Novo, MS.

Leandro Picoli Nucci, Professor Adjunto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Ivinhema, MS, Brasil.

Doutor em Educação. Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Mundo Novo, MS.

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Cruz Zucchini, L. G., Alves, A. G. de R., & Nucci, L. P. (2023). A contrarreforma da formação de professores no Brasil: BNC-Formação e os retrocessos para a valorização docente. Educar Em Revista, 39, e87143. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87143

Edição

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