Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante

Autores

Palavras-chave:

classroom discourse, multimodal communication, proxemics, engaging communication

Resumo

Este artigo pretende destacar a relevância de estudos sobre o discurso de sala de aula, a partir de uma perspectiva multimodal, focalizando o modo como os gestos (linguagem não verbal) participam dos processos de significação e quais suas implicações para o engajamento interacional. Apresenta um estudo de pseudo-rastreamento ocular para examinar pistas não-verbais e inconscientes de professores ao buscar obter respostas dos alunos. Em particular, o estudo analisa como os professores se dirigem aos alunos a partir de dois gestos: apontando com o dedo indicador na direção deles ou com mão aberta de palma voltada para cima. O estudo foi realizado em três escolas no Chile e quatro escolas no Reino Unido. Os alunos não apenas seguem as pistas não-verbais muito bem (e muito sutilmente) como também exibem padrões particulares de comportamento proxêmico e não verbal. Os resultados mostram que ao pedir a um estudante uma resposta a uma pergunta com o dedo indicador apontado sua direção resultou em uma mudança negativa repentina, com o aluno se distanciando do professor. Em contraste, quando uma pergunta era acompanhada por um gesto de mão aberta e palma para cima, os alunos se aproximavam e viravam o corpo em direção ao professor. Tais resultados trazem questões importantes para pensar os processos de engajamento no discurso de sala de aula, a partir de aspectos que envolvem sinais não-verbais que participam da produção de sentidos na interação professor-aluno.

 

Biografia do Autor

Danyal Farsani, FE/Unicamp

Docente Faculdade de Educação, Unicamp, Departamento Ensino e Práticas Culturais. Doutora em Linguística Aplicada, na área de Educação Bilíngue.

Jackeline Rodrigues Mendes, Faculdade de Educação FE/Unicamp

Docente Faculdade de Educação/Unicamp, Departamento de Ensino e Práticas culturais, doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem, IEL, Unicamp.

Downloads

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Farsani, D., & Mendes, J. R. (2023). Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante. Educar Em Revista, 39, e75958. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75958

Edição

Seção

Demanda Contínua