Negociação das políticas/práticas curriculares: o desenvolvimento profissional de professores(as) orientado para a decisão curricular

Autores

Palavras-chave:

Políticas-Práticas Curriculares, Decisão Curricular, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Este artigo tem por objetivo evidenciar as possibilidades e as impossibilidades de processos de negociação das políticas/dos programas contribuírem para o desenvolvimento profissional de professores(as) orientado para a decisão curricular. Recorrendo à defesa da autonomia do exercício da atuação docente, considera-se que o desenvolvimento profissional perpassa a ideia dos(as) professores(as) se constituírem como decisores curriculares, entendida como capacidade de ação que se desenvolve a partir da articulação entre os esforços individuais do sujeito, os recursos disponíveis e os fatores contextuais. A orientação teórico-metodológica seguida tem por base a relação instável e indecidível entre particularidade e universalidade. A recolha de dados de políticas/práticas curriculares teve por lócus o município de Caruaru, Pernambuco, com o material disponível na Plataforma Instituto Qualidade no Ensino (IQE) Caruaru e o site oficial do IQE. A análise desses materiais evidencia disputas em torno da significação das políticas/práticas curriculares no município construídas a partir dos discursos das reformas educacionais globais e das políticas nacionais que vêm propondo, por meio da padronização curricular, a tentativa de fechamento da produção de respostas curriculares contextuais. No entanto, mesmo diante dessas limitações, acredita-se que existe a possibilidade de os(as) professores(as) agirem nas brechas da estrutura para disputar, com as políticas, outros sentidos de atuação docente que estimulem o desenvolvimento profissional baseado na autonomia e na consideração dos saberes docentes.

Biografia do Autor

Maria Julia Carvalho de Melo, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA), Caruaru, Pernambuco

Pós-doutoranda, bolsista PNPD/CAPES, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. Mestre (UFPE-CAA) e Doutora em Educação (UFPE). Pesquisadora nos grupos de pesquisa Discursos e Práticas Educacionais e no Grupo de Pesquisa Currículo, Avaliação, Formação de Professores e Tecnologias Educativas.

Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA), Caruaru, Pernambuco

Professora associada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutora e Mestre em Educação (UFPE). É bolsista produtividade em pesquisa 2, Cnpq, e atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação (UFPE) e Educação Contemporânea (UFPE-CAA). Integra os grupos de pesquisa Currículo, Avaliação, Formação de Professores e Tecnologias Educativas, e Discursos e Práticas Educacionais.

Carlinda Leite, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

professora catedrática e emérita da Universidade do Porto, Portugal (UP). Presidente do Comitê de Ética da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da
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Universidade do Porto (FPCEUP). Membro do Centro de Pesquisa e Intervenção em Educação da Universidade do Porto (CIIE-UP), coordenadora do grupo de pesquisa Currículo, Avaliação, Formação de Professores e Tecnologias Educativas em educação (CAFTe/CIIE/FPCEUP). Perita da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Publicado

2023-05-23

Como Citar

Carvalho de Melo, M. J., Andrade Ataide de Almeida, L., & Leite, C. (2023). Negociação das políticas/práticas curriculares: o desenvolvimento profissional de professores(as) orientado para a decisão curricular. Educar Em Revista, 39, e87031. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87031

Edição

Seção

DOSSIÊ Valorização Docente nos Contextos de Brasil e Chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo