Sujeitos de inspeção da instrução pública primária na comarca de Macapá (1852-1886)

Autores

Palavras-chave:

Escolar, Instrução Pública, Ensino Primário, Comarca de Macapá, Século XIX.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os sujeitos de inspeção da instrução pública primária na Comarca de Macapá (1852-1886). Trata-se de um estudo com abordagem de natureza qualitativa com o tipo pesquisa documental. O corpus documental é formado por relatórios, ofícios e correspondências de presidentes e diretores da instrução pública da província do Pará; legislações educacionais e jornais. Essas fontes foram pesquisadas na Biblioteca Pública do Pará, Arthur Viana; no Arquivo Público do Estado do Pará e Amapá; na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, e no Centro Internacional de Bibliotecas de Pesquisa (CRL, do inglês Center of Research Libraries). Na aparelhagem da prática educativa e de inspeção da Instrução Pública da Província do Pará e da Comarca de Macapá, havia cinco categorias de agentes de inspeção: presidente da província, diretor de instrução pública, delegados, visitadores e professores. Os sujeitos da ação educativa e da inspeção escolar na Comarca de Macapá, em um primeiro momento, estavam ligados às elites locais descendentes de colonos portugueses, militares, políticos, religiosos e bacharéis. Posteriormente, com a criação de escolas normais na província para formação de professores e criação de concursos públicos, professores de outras Comarcas da província e de outras classes sociais circularam pelas escolas de Macapá, assim como foi permitido que mulheres também pudessem exercer a profissão docente e criar escolas primárias femininas ou mistas.

Biografia do Autor

Vitor Sousa Cunha Nery, Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Macapá, Amapá.

Doutor em EDUCAÇÃO na Linha de Educação, Cultura e Sociedade (PPGED-UFPA, 2021), Mestre em EDUCAÇÃO na modalidade sanduíche (PPGED-UEPA/PUCRio, 2013), Especialista em GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO (CCNT-UEPA, 2011), Graduado em Licenciatura Plena em PEDAGOGIA (UEPA, 2010) e
Tecnologia em GESTÃO PÚBLICA (UNAMA, 2009). Atualmente atua como Professor efetivo da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Coordenador do Curso de
Licenciatura em Pedagogia (COLIPE), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP), Professor do Programa de PósGraduação em Ensino de História (Prof-História/UNIFAP), Integrante da Rede de Pedagogias Decoloniais da Amazônia. Membro da Cátedra Paulo Freire da
Amazônia. Associado a Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE. Pesquisa os temas: História e Memória da Educação na Amazônia, História da Educação
Musical no Amapá, Pedagogias Decoloniais na Amazônia.

Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Professora Efetiva da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP - Campus Binacional do Oiapoque), do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas (UNIFAP). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Aperfeiçoamento em Materiais Virtuais Interativos pela Universidade do Noroeste do Rio Grande Do Sul (UNIJUÍ). 

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Nery, V. S. C., & Nery, C. do S. dos S. (2023). Sujeitos de inspeção da instrução pública primária na comarca de Macapá (1852-1886). Educar Em Revista, 39, e87520. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87520

Edição

Seção

DOSSIÊ Histórias da Educação na Pan-Amazônia: sociedades, culturas, tempos e espaços