A judicialização de vagas na educação infantil em tempo integral: uma análise de decisões judiciais e extrajudiciais

Autores

Palavras-chave:

Direito à educação, Educação infantil em tempo integral, Judicialização, Infâncias.

Resumo

Este artigo expõe parte dos resultados de um estudo de caso sobre a judicialização de vagas na educação infantil em tempo integral realizado no município de Vitória-ES. Tem por objetivo discorrer sobre as decisões proferidas pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Sistema de Justiça em relação às demandas promovidas pelas famílias que solicitam vagas para seus filhos nas instituições públicas de educação infantil em tempo integral. Adota uma análise documental de legislações educacionais de Vitória-ES, bem como de processos judiciais e extrajudiciais impetrados no período de 2016 a 2019. Utiliza o software Nvivo para auxílio e organização da análise dos dados. Os resultados indicam que a maioria dos pleitos são indeferidos em função de um tensionamento no campo da educação infantil devido à não obrigatoriedade do atendimento em tempo integral e à prioridade assumida com a pré-escola em tempo parcial. Conclui-se que o compromisso pelo direito à educação das crianças pequenas não se resume às famílias demandantes diretas por esse direito, nem isoladamente às decisões da Secretaria Municipal de Educação ou do Sistema de Justiça, mas configura uma questão política que diz respeito a todos, o que pressupõe a constituição de uma interlocução pública entre os diferentes agentes.

Biografia do Autor

Franceila Auer, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Doutoranda em Educação na Ufes. 

Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). 

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Auer, F., & Araújo, V. C. de. (2023). A judicialização de vagas na educação infantil em tempo integral: uma análise de decisões judiciais e extrajudiciais. Educar Em Revista, 39, e86425. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86425

Edição

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