História de Vida e Feminismos na Amazônia: um estudo de caso

Autores

Palavras-chave:

Educação, Tópicos Específicos de Educação

Resumo

A historiografia social da Amazônia invisibilizou e silenciou o lugar ocupado pelas mulheres na vida das comunidades. Com a perspectiva de dar voz às mulheres, na região do Rio Negro, a história de vida investigada nesta pesquisa buscou evidenciar, a partir das teorias feministas de gênero e da perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, como meninas e mulheres assumiram a função de professoras nessa região e de que forma a ocupação desse lugar se articula com processos sociais mais amplos. Objetivou-se compreender a trajetória e a constituição de ser professora ribeirinha em uma comunidade na região do Rio Negro, próximo ao município de Iranduba, no Amazonas. A metodologia utilizada foi qualitativa, por meio do estudo de caso, com o uso de entrevistas de narrativa aberta, semiestruturada e móvel. A análise foi feita utilizando o método dialético. O resultado gerou reflexões a respeito do processo de tornar-se professora colaborando para o autorreconhecimento da participante, sua trajetória e luta por educação e melhores condições de vida para a sua comunidade. Também possibilitou reflexões sobre seu empoderamento, sua liderança feminina e suas estratégias de resistência configuradas com processos sociais mais amplo, assumindo uma presença que constrói diferentes formas de participação e protagonismo comunitário.

Biografia do Autor

Alessandra dos Santos Pereira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Psicologia, Manaus, Amazonas

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Integrante da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os, do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP e da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira/REDEJUBRA, Núcleo de Estudos Afro Indígena/UFAM, Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social/UEA

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Pereira, A. dos S., & Silva, I. R. da. (2023). História de Vida e Feminismos na Amazônia: um estudo de caso. Educar Em Revista, 39, e87346. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87346

Edição

Seção

DOSSIÊ Histórias da Educação na Pan-Amazônia: sociedades, culturas, tempos e espaços