Circulação e estratégias da revista “O Jovem Luterano”: perspectiva transnacional e das histórias cruzadas (1950-1970)

Autores

Palavras-chave:

Juventude, Luteranismo, Transnacional, Histórias Cruzadas, Impresso.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir um provável intercâmbio cultural entre jovens luteranos ligados ao Sínodo de Missouri em diferentes países do mundo. Tal intercâmbio foi veiculado pela revista “O Jovem Luterano” (1929-1970), periódico juvenil produzido no Brasil,  pelo Sínodo de Missouri, atual Igreja Evangélica Luterana do Brasil, para educar e orientar a vida social e religiosa dos seus jovens. O recorte temporal escolhido foi o das décadas de 1950-1970, por ser um período de circulação e estratégias que visavam fomentar esse intercâmbio. Assim, para efetivá-las, intensificou-se a propagação de tais práticas no impresso, sendo responsável por mediar a interlocução e as conexões de diferentes realidades juvenis luteranas. Por meio de suas páginas disseminaram-se estratégias, como planos de leituras, círculo de amizades, viagens de jovens, que possibilitaram conexões entre jovens de diferentes partes do mundo. Para a análise do corpus utilizou-se da teoria transnacional e das histórias cruzadas (WERNER; ZIMMERMANN, 2003; SCHWRIEWER; CARUSO, 2005), buscando compreender como as ideias e os princípios religiosos envolvidos na dinâmica foram reverberados no contexto brasileiro e como se deu a interconexão entre realidades. Pode-se afirmar que a instituição luterana do Sínodo de Missouri, por meio dos intercâmbios e das práticas adotadas no periódico em questão, buscou homogeneizar a formação cultural, educativa e moral das uniões juvenis, mas que, certamente, essas práticas foram recebidas e adaptadas de acordo com o contexto local.

Biografia do Autor

Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós graduação em Educação.

Professora efeitva do Departamento de Fundamentos em Educação, e do programa de pós graduação em educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação pela Unisinos. Membro do grupo de pesquisa: Centro de Estudos e Investigação em História da Educação (CEIHE).

Elias Krüger Albrecht, Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação/ Universidade Federal de Pelotas

Mestrado em História da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (2019). Doutorando em História da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas. Membro do grupo de pesquisa: Centro de Estudos e Investigação em História da Educação (CEIHE).

Publicado

2023-10-09

Como Citar

Weiduschadt, P., & Albrecht, E. K. (2023). Circulação e estratégias da revista “O Jovem Luterano”: perspectiva transnacional e das histórias cruzadas (1950-1970). Educar Em Revista, 39, e87131. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87131

Edição

Seção

Dossiê Processos Migratórios e História da Educação em perspectiva transnacional