Quilombolas amazônidas nas pesquisas de pós-graduação em educação

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa Científica. Programas de Pós-graduação em Educação. Quilombolas. Amazônia.

Resumo

OO Brasil comemora o bicentenário da Independência, e observa-se que, no decorrer dos anos, muitas transformações, nas mais diversas dimensões, ocorreram desde o período colonial. No entanto, é evidente que nesse longo percurso foram acumuladas contradições que repercutem na desvalorização de grupos sociais historicamente excluídos; na pesquisa científica, esse processo de minorização também acontece. A pesquisa científica investiga os processos de transformação nas várias dimensões: humana, social, econômica, cultural, ambiental, dentre outras, e produz conhecimentos que são essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade. No entanto, devido à opressão histórica sofrida, que provocou desigualdades, exclusão e racismo institucionalizado, são poucas as pesquisas com/sobre quilombolas, conforme aponta o Catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (2021). O artigo é resultado da pesquisa de tese de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA/UFT) e do grupo de pesquisa Gepce/Minorias/UFT. O objetivo é mapear as pesquisas nos Programas de Pós-graduação em Educação nas universidades da Amazônia Brasileira sobre remanescentes quilombolas. Consiste em uma pesquisa bibliográfica com a metodologia do estado do conhecimento, tendo como referência principal o Catálogo da Capes ― Teses e Dissertações (2021). Nesse sentido, a negação de direitos, oportunidades e vozes refletem diretamente nas pesquisas científicas desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação de Educação nas Universidades da Amazônia Brasileira.

Biografia do Autor

Jardilene Gualberto Pereira Fôlha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Educação na Amazônia pela PGEDA/UFT. Mestra em Educação pela UFT. Professora do Município de Palmas (Semed/Palmas). Integrante do grupo de pesquisa CNPQ Gepce/Minorias (UFT). Membro do grupo de pesquisa GEDGS (UNESP). Integrante da ANPED, ABPN e da Rede de Povos Originários e membro da  Comunidade de Remanescentes Quilombola de Lajeado-TO. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7001380179976503  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7216-5232?lang=pt e-mail: jardilene.gualberto@uft.edu.br

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas - TO

Pós-Doc. pela UEPA.

Doutor em educação pela UFBA.

Mestre em Educação Brasileira pela UFG.

Docente do Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA/UFT), PPGE/UFT e do curso de Pedagogia/UFT. Líder do grupo de pesquisa CNPQ Gepce/Minorias. Sócio Anped GT 12 – Currículo, ABdC, ABEH. Coordenador do PPPGE/UFT. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9799856875780031 ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-5788-7517 

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Fôlha, J. G. P., & Rocha, J. D. T. (2023). Quilombolas amazônidas nas pesquisas de pós-graduação em educação. Educar Em Revista, 39, e87501. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87501

Edição

Seção

DOSSIÊ Histórias da Educação na Pan-Amazônia: sociedades, culturas, tempos e espaços