Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais

Autores

Palavras-chave:

Educação não escolar, Pesquisa em educação, Epistemologia

Resumo

O texto tem como objetivo analisar experiências em pesquisas educacionais que se inscrevem em critérios da prática educativa e no exercício de tradução de processos educativos de natureza não escolar produzidas por pesquisadores e membros do Grupo de pesquisa História da Educação na Amazônia, albergado na Linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Organiza-se metodologicamente como um texto de natureza qualitativa consubstanciado por revisão bibliográfica e documental, teoricamente assentado numa concepção alargada de educação, vista como cultura, a partir do qual identificamos a educação não escolar na literatura pedagógica, na constituição de um campo e de produção do conhecimento epistemologicamente gestado no intercâmbio interdisciplinar que mobiliza diferentes espaços, sujeitos, temporalidades, engendrando possibilidades de constituição de conhecimentos necessários ao campo educacional.

Biografia do Autor

MARCIO BARRADAS Sousa, Universidade Federal do Pará - UFPA, Belém

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Trabalho docente, Teorias e Práticas educativas. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará na Linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Possui Licenciatura em História com Especialização em Ensino de História do Brasil. É, também, especialista em Educação em Saúde. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência profissional na área da Educação e da Saúde. 

CARLOS NAZARENO FERREIRA Borges

Possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990), Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e Graduação Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2022); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Docente Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; atuou como formador de agentes sociais do programa PELC do Governo Federal, por 14 anos. É Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de Educação Física e Esportes (REBEFE/USP), Revisor da Revista Brasileira de Educação (RBE). É Líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA).

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Sousa, M. B., & Borges, C. N. F. (2023). Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais. Educar Em Revista, 39, e86710. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710

Edição

Seção

DOSSIÊ Histórias da Educação na Pan-Amazônia: sociedades, culturas, tempos e espaços