A presença de Antígona: sobre o direito à resistência

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo / UPF

Palavras-chave:

Resistencia intelectual, Políticas de Inclusão, Decreto 10.502/2020.

Resumo

Partindo da figura de Antígona e evocando o direito à resistência, o texto apresenta os resultados de uma pesquisa documental e bibliográfica, conduzida por uma metodologia analítico-reconstrutiva que examina os esforços de resistência política e intelectual ao Decreto 10.502, de 30 de setembro de 2020, por parte da sociedade civil brasileira. Tomando como parâmetro repercussões públicas a esse decreto, o texto expõe e analisa posicionamentos de associações científicas, acadêmicas e profissionais ligadas à defesa da Educação Especial na perspectiva inclusiva, indicando que as manifestações analisadas se aproximam da resistência civil, marcando o contra-argumento a uma iniciativa institucional e governamental que, supostamente, seria inadequada ao contexto ao qual se aplica. Tais manifestações também aproximam as associações signatárias da resistência política e intelectual, no momento em que evidenciam argumentos técnicos como base de sustentação do repertório utilizado.

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo / UPF

Doutora em Educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Pesquisadora Pq/CNPq.

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Esquinsani, R. S. S. (2023). A presença de Antígona: sobre o direito à resistência. Educar Em Revista, 39, e77375. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77375

Edição

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