A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente. Sistema de Parceria Público-Privada na Educação. Organizações Privadas Hegemônicas. Educação Básica

Resumo

O presente estudo faz uma análise do processo de expansão das organizações privadas no campo educacional, no período de 2013 a 2021, mediante a materialidade do empréstimo externo firmado entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Prefeitura Municipal de Manaus. As contribuições teórico-metodológicas do materialismo histórico-dialético guiaram o percurso da análise documental e bibliográfica, cujas principais fontes são os documentos oriundos do acordo do empréstimo externo entre o BID e a Prefeitura Municipal de Manaus, contratos efetivados pela Secretaria Municipal de Educação com as organizações privadas hegemônicas, como a Fundação Itaú Social, Fundação Telefônica Vivo e Fundação Bancária La Caixa que se inseriram na formação continuada dos/das professores/as. Observou-se, um movimento hegemônico no campo educativo em que as relações sociais construídas pelo capital se estabelecem, mantêmse e se reforçam por múltiplos mecanismos de dominação, administrados por organizações privadas hegemônicas na acepção gramsciana, que se inseriram na formação continuada dos/ das professores/as. Diante disso, afirma-se que as implicações do sistema de parceria públicoprivada, influenciam diretamente na política educacional para a educação pública de Manaus, especificamente a formação continuada, que traz no bojo, estratégias mercantilistas moldadas pela subserviência ao capital financeiro, estabelecendo seu terreno lucrativo no âmbito educacional e integrando-se ao processo de mercadorização da formação continuada de professores, que ameaça fortemente o processo da democratização da educação pública.

Biografia do Autor

Rudervania da Silva Lima Aranha, "Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas"

Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/2001). Especialista em Educação Infantil (UEA/2006). Possui mestrado em Educação (UFAM/2017). É doutora em Educação na linha de pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional (UFAM/2022). Tem experiência na área da Educação Básica e Superior. É professora e Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Manaus com atuação no ensino fundamental. Atualmente é Professora Formadora do Projeto de Oficina de Formação em Serviço-DDPM/SEMED. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estado e política educacional, política educacional brasileira, relação público/ privado, financiamento da educação básica. Desenvolve trabalhos no campo das Políticas Públicas e Educação, sendo integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas em Educação - GPPE/UFAM, certificado pelo CNPq. Sua pesquisa mais recente trata do "CAPITAL FINANCEIRO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MANAUS/AM: as estratégias mercantilistas para o endividamento público".

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

É Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, no Brasil. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação, certificado pelo CNPq. Atualmente é Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFAM. Atua no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, onde orienta discentes de Doutorado e Mestrado. Desenvolve estudos, também, nos temas: Financiamento e Administração da Educação Pública; Sociologia do Trabalho; Qualificação Profissional; Novas Tecnologias, Formação para o Trabalho e Qualificação dos Trabalhadores.

Publicado

2023-05-23

Como Citar

Aranha, R. da S. L., & Oliveira, S. S. B. de. (2023). A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil. Educar Em Revista, 39, e86906. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86096

Edição

Seção

DOSSIÊ Valorização Docente nos Contextos de Brasil e Chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo