Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Actual
Archivos
Indexadores/Bases de Dados
Notícias
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 17 (2023)
Vol. 17 (2023)
ISSN 1981-1969 Revista Qualis A2
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2
Publicado:
2023-02-14
Artigos
A GESTÃO COMPARTILHADA DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS POR MEIO DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS: O CASO DO CIEDEPAR
Roger Pena de Lima, Mônica Serafim Cardoso, Remi Castioni
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89526
ORGANISMOS MULTILATERAIS E INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO TRANSNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Daniel Santos Braga, Débora Cristina Alves da Silva, Marisa Ribeiro Teixeira Duarte
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89413
REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cátia Maria Machado da Costa Pereira, Geraldo Eustáquio Moreira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89739
A EDUCAÇÃO PÚBLICA SOB AMEAÇA: OS PERIGOS DA CORRIDA MERCANTILISTA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
Fernando Lionel Quiroga
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89538
O PROGRAMA APRENDIZAGEM PARA TODOS COMO INSTRUMENTO DE RACIONALIDADE TÉCNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA
Camila Maria Bortot, Chocolate Adão Brás
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89486
AS DETERMINAÇÕES DO CAPITAL NAS DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Giovan Nonato Rodrigues Soriano, Adriana Medeiros Farias, Maria Nilvane Fernandes
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89353
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS AOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO
Patrícia Soraya C. B. de Oliveira, Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Alberto Damasceno
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90001
“NÃO TENHO INTERESSE NO TEMA E DISCORDO DE TAL CONCEPÇÃO IDEOLÓGICA”: A CRUZADA MORAL ANTI-GÊNERO E OS ECOS (NEO)CONSERVADORES NOS DEBATES DE GÊNERO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Rosânia Campos, Iana Gomes de Lima, Camila Schlickmann Ribeiro
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89496
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO NÍVEL STRICTO SENSU: OS PRINCÍPIOS E ELEMENTOS DE UMA PROPOSTA
Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Ellen Michelle Barbosa de Moura
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89889
MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES NO PARANÁ: UM OLHAR PARA O INDICADOR DE ADEQUAÇÃO
Gabriela Schneider, Adriana Aparecida Dragone Silveira, Thiago Alves
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90095
FORMAÇÃO DOCENTE EM CURSOS EAD DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS: IMPLICAÇÕES AOS CURSINHOS POPULARES
Maria Angélica Pedra Minhoto, Saulo Monteiro dos Santos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90138
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL: MUDANÇAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO
Matheus Mendes dos Santos Ferreira, Luciana Colares Maia, Simone de Melo Costa, Antônio Prates Caldeira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89451
SENTIDOS DA DEMOCRACIA NO ESPAÇO ESCOLAR
Inalda Maria dos Santos, Alice Miriam Happ Botler
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90820
DIVERSIDADE FEDERATIVA E ARRANJOS INSTITUCIONAIS: POLÍTICAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Fabiana da Silva Bento, Fernando Abrucio
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90573
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DOCENTE
Valdete Côco, André da Silva Mello
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91492
A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE SANTA CATARINA
Valéria Becher Trentin
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90996
O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL NO CONTEXTO DAS CONSTITUIÇÕES REPUBLICANAS (1891 A 1988)
Edson Ferreira Alves
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91683
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONFIGURAÇÕES E ABORDAGENS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
Marinês Viana de Souza, Wilma de Nazaré Baía Coelho
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91516
A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARANAENSE: PROJETO PARCEIRO DA ESCOLA
Marylia Gabriela Ortis da Fonseca, Jussara de Fátima Ivanski Ruppel, Michelle Fernandes Lima
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.93643
O NOVO FUNDEB PERMANENTE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA PARAÍBA: UMA LEITURA DO IMPACTO DA POLÍTICA PARA O ANO DE 2022
Marcus Quintanilha da Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92096
SALÁRIO-EDUCAÇÃO E A DESIGUALDADE NO REPASSE DA QUOTA ESTADUAL/MUNICIPAL
Carlos Antonio Diniz Júnior
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92351
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA/NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR: A UNIDADE NA COLETIVIDADE NO PERCURSO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL
Marcia Torres Neri Soares, Ana Paula Oliveira Moraes Soto, Simone Dias Cerqueira de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91690
UM ESTADO DA ARTE SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TENSIONAMENTOS E PROPOSITURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS
Arthur Rezende da Silva, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91863
RELAÇÕES ENTRE ESTILOS DE LIDERANÇA, FORMAS DE SELEÇÃO DE DIRETORES E PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR
Shirley Aparecida Gava, Renata Maria Moschen Nascente
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91868
REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA CEARENSE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
Ana Gleysce Brito, Gilmar Guedes
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.93808
Resenhas
RESENHA - PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS
MARIA MARGARETE MARSCHALL, MÁRCIO GIUSTI TREVISOL
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92033
DOSSIÊ: 30 AÑOS DE EVALUACIONES EDUCATIVAS EN AMÉRICA LATINA. CARACTERÍSTICAS, LÍMITES Y DESAFÍOS
INTRODUCCIÓN. TREINTA AÑOS DE EVALUACIONES EDUCATIVAS EN AMÉRICA LATINA: CARACTERÍSTICAS, LÍMITES Y DESAFÍOS
Lucrecia Rodrigo, Inés Rodríguez Moyano
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.93696
LA INSTITUCIONALIZACIÓN DE LA EVALUACIÓN EDUCATIVA EN ARGENTINA: DISPUTAS POR SUS SENTIDOS Y USOS
Gabriela Diker, Bárbara Briscioli, Natalia Stoppani
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92216
TRÊS DÉCADAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA COLÔMBIA
Tomás Sánchez Amaya
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92187
LA EVALUACIÓN COMO POLÍTICA EDUCATIVA EN LA SOCIEDAD MANAGERIAL. CONTROL EXTERNO, FLEXIBILIZACIÓN NORMATIVA E IN/EXCLUSIÓN
María Cecilia Bocchio, Silvia Mariela Grinberg, Carla Andrea Villagran
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.93693
TRINTA ANOS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS NA AMÉRICA LATINA: O DISCURSO DA UNESCO SOBRE O PROTAGONISMO DOCENTE
Fabiano Antonio dos Santos, Hellen Jaqueline Marques
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92220
MÁS ALLÁ DE LOS NÚMEROS: LOS USOS POLÍTICOS DE LOS DATOS DE LA EVALUACIÓN NACIONAL APRENDER EN LA FORMULACIÓN DE POLÍTICAS EDUCATIVAS. UN ANÁLISIS DOCUMENTAL DE POLÍTICAS NACIONALES EN ARGENTINA (2016-2019)
Marina López Leavy
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92211
ENTRE DISCURSOS Y PRÁCTICAS: LAS LÓGICAS CONTRADICTORIAS DE EVALUACIONES ESTANDARIZADAS DE LA CALIDAD EDUCATIVA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES (2015-2019)
Nora Gluz, Silvina Feeney
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92197
A MÁS DE 30 AÑOS DE EVALUACIÓN DE ALTAS CONSECUENCIAS EN CHILE: LA NECESIDAD DE UN CAMBIO DE PARADIGMA
María Teresa Flórez Petour
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92337
NO POR MUCHO PESARLA, LA VACA ENGORDA. REFLEXIONES SOBRE EVALUACIÓN EDUCATIVA EN UN PAÍS GANADERO COMO URUGUAY
Gabriela Salsamendi, Andrés Peri
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92180
EVALUACIONES ESTANDARIZADAS. CRÍTICAS Y CONTRAPUNTOS A LAS LÓGICAS HEGEMÓNICAS A PARTIR DE UNA EXPERIENCIA RECIENTE EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES
Ingrid Sverdlick, Rosario Austral, Inés Rodriguez Moyano
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92257
Dossiê: Oferta educacional e incidência de atores privados: implicações para a realização do direito humano à educação
OFERTA EDUCACIONAL E INCIDÊNCIA DE ATORES PRIVADOS: IMPLICAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
Cassia Alessandra Domiciano, Theresa Adrião, Nadia Drabach
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89483
CONDIÇÕES DA OFERTA EDUCATIVA EM ESCOLAS ESTADUAIS DE GOIÁS QUE ADOTARAM O PROGRAMA ACELERA BRASIL: IMPLICAÇÕES PARA O DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
Danilo Kanno, Cassia Domiciano
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86851
PROGRAMA ACELERA NO ESTADO DE GOIÁS: LÓGICA DA FLEXIBILIZAÇÃO SUBTENDIDA AOS INTERESSES DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS)
Cíntia Magno Brazorotto, Flávio Bezerra de Sousa
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86090
PROGRAMA JOVEM DE FUTURO: CONDIÇÕES DE OFERTA, IMPLICAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS PARA O DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
Maria Lucia Lemos Ceccon, Santiago Castigio e Monteiro
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86149
A ATUAÇÃO DO INSTITUTO NATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA: DIMENSÕES E IMPLICAÇÕES SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO
Antonio Lisboa Leitão de Souza, Andréia Ferreira da Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.87957
PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE FINANCEIRIZAÇÃO DA ECONOMIA: A INDUÇÃO DA OFERTA EDUCACIONAL PRIVADA POR FUNDOS DE INVESTIMENTOS
Theresa Adrião, Felipe Araujo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86124
COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E TERCEIRIZAÇÃO DA AJUDA BILATERAL: UMA ANÁLISE DA FUNDAÇÃO FÉ E COOPERAÇÃO
Katia Aparecida dos Santos Imbo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.87103
PÉRDIDA SIMBÓLICA DE LA EDUCACIÓN COMO DERECHO HUMANO. COSTA RICA COMO EXPONENTE DE UNA TENDENCIA EN AMÉRICA LATINA
Nora González Chacón
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86423
A EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO ESTADO DA GEÓRGIA, ESTADOS UNIDOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, IMPLEMENTAÇÃO E ACESSO
Viviane Klen-Alves, Laura Rampazzo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86865
DIMENSÕES DA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: UM DIÁLOGO COM A PRODUÇÃO ACADÊMICA A PARTIR DE 1990
Andrey da Silva Mori
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86715
Palabras clave
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Free cookie consent management tool by
TermsFeed