Open Journal Systems

PROGRAMA ACELERA NO ESTADO DE GOIÁS: LÓGICA DA FLEXIBILIZAÇÃO SUBTENDIDA AOS INTERESSES DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS)

Cíntia Magno Brazorotto, Flávio Bezerra de Sousa

Resumo


O presente artigo tem por objetivo debater as relações de trabalho docente observadas no Convênio de Cooperação assinado entre a Secretaria de Estado de Educação do Estado de Goiás (SEDUC-GO) e o Instituto Ayrton Senna (IAS) por meio do programa Acelera, cuja finalidade está na implementação de ações voltadas para classes de correção de fluxo em escolas do Ensino Fundamental I. A hipótese orientadora reside na presença da racionalidade mercado-empresarial para o estabelecimento de políticas educacionais que se distanciam da função pública e amplificam a flexibilidade das formas de contratação docente. A análise insere-se no contexto das políticas neoliberais reverberadas sob o prisma da Nova Gestão Pública (NGP), engendrada no Brasil a partir dos anos 1990. O delineamento metodológico utiliza-se da análise documental e bibliográfica sobre o convênio firmado entre o IAS e a SEDUC-GO, no período compreendido entre 2012 e 2014. Corrobora-se para a existência de elementos que certificam o estabelecimento de formas de contratação que tangenciam de modo intencional as normativas e privilegiam a precariedade do trabalho docente em prol dos objetivos institucionais das entidades representantes dos interesses externos ao direito à educação.


Palavras-chave


Educação Básica, Nova Gestão Pública, Privatização, Trabalho Docente.

Texto completo:

PDF

Referências


ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera. Consequências da atuação do instituto Ayrton senna para a gestão da educação pública. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.6, n.1, p. 45 – 53, jan. –jun. Disponível em: . Acesso: 17 de mai. 2022.

ADRIÃO, T. et al. Mapeamento de atores privados na educação pública, 2018.

Disponível em: Acesso em: mar. 2021.

DELUIZ, Neise. O Modelo das Competências Profissionais no Mundo do Trabalho e na Educação: Implicações para o Currículo. In: Boletim Técnico do SENAC. Rio de Janeiro. v. 27, n. 3, p. 12-25, dez., 2001. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/572. Acesso em: 12 abr. 2022.

LALLI, Viviane Senna. O Programa Acelera Brasil. In: Em aberto, Brasília, v. 17, n. 71, p. 145-148, jan. 2000.

MATIAS, Andrea Maria. Programa Acelera Brasil: discursos de verdade, regulação e desprofissionalização docente. – 2019. Dissertação de mestrado – Universidade Federal do Rio Grande – FURG – Programa de Pós- Graduação em Educação, Rio Grande/RS, 2019.

MORAES, Reginaldo. Neoliberalismo: de onde vem, para onde vai? São Paulo: Editora SENAC, 2001.

OLIVEIRA, João Batista Araújo de. A pedagogia do sucesso: uma estratégia política para corrigir o fluxo escolar e vencer a cultura da repetência. – 15ª. Ed. – São Paulo: Saraiva: Instituto Ayrton Senna. 2004.

PAULA, Ana Paula Paes de. Por uma nova gestão pública: limites e potencialidades da Experiência Contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. 204 p. ISBN: 8522505284.

PORS, Anicet; ASCHIERI, Gérard. La fonction publique du XXIème. Ivry-sur-Seine: Les éditions de l’atelier, 2015.

PERONI, Vera Maria Vidal; AMARAL, Josiane Carolina Soares Ramos; COMERLATTO, Luciani Paz; COSTA, Marilda de Oliveira; SUSIN, Maria Otilia Kroeff. Terceira Via, Terceiro Setor e a parceria IAS/sistemas de ensino público no Brasil. In: Educação: Teoria e Prática – v. 19, n.32, jan. – jun.-2009, p.17-35.

SCHWANTZ, JOSIMARA WIKBOLDT; RODRIGUES, CARLA GONÇALVES. PROBLEMATIZANDO A PRÁTICA ESCOLAR: O CASO DO PROGRAMA ACELERA BRASIL. Educação em Revista, v. 18, n. 1, p. 23-40, 2017.

SHIROMA, Eneida O.; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documento. PERSPECTIVA, Florianópolis, v.23, n. 02, p. 427 – 446, jul./dez. 2005. Disponível em: www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html. Acesso em: 9 de mai. 2022.

VENCO, S.; SOUSA, F. O crepúsculo da função pública: distopia ou realidade? Revista Educación, Política y Sociedad, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 149–176, 2021. DOI: 10.15366/reps2021.6.1.006. Disponível em: https://revistas.uam.es/reps/article/view/reps2021_6_1_006. Acesso em: 17 may. 2022.

VENCO, Selma. Precariedades: desdobramentos da Nova Gestão Pública no trabalho docente. Revista de Cultura Política, v. 6, n. 1, nov. 2016. ISSN: 2237-05-79.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86090