A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90996

Palavras-chave:

Política, Educação Especial, Santa Catarina, Professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a compreensão dos professores sobre a Política de Educação Especial de Santa Catarina no contexto de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). De abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu a participação de três professoras que atuam na modalidade de ensino. A análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas possibilitou reflexões sobre como a Política de Educação Especial de SC é compreendida no contexto da instituição. Os resultados revelaram que a compreensão da Política de Educação Especial de Santa Catarina envolve um processo imerso em conflitos e contradições, o que demonstrou a necessidade de comprometimento no sentido de superar práticas excludentes reproduzidas na escola, bem como promover a superação do caráter exclusivo da Educação Especial em tempos de inclusão.

Biografia do Autor

Valéria Becher Trentin, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ- UNIVALI

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Pedagogia e professora na Fundação Catarinense de Educação Especial- FCEE e na Universidade do Vale do Itajaí-SC

A compreensão dos professores da Educação de Jovens e Adultos sobre a Política de educação especial de Santa Catarina

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

Trentin, V. B. (2023). A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE SANTA CATARINA. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90996

Edição

Seção

Artigos