A EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO ESTADO DA GEÓRGIA, ESTADOS UNIDOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, IMPLEMENTAÇÃO E ACESSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86865

Palavras-chave:

Educação Pública, Estados Unidos, Ensino Multilíngue, Ensino em Duas Línguas, Ensino exclusivo do inglês

Resumo

As reformas educacionais que vêm sendo implantadas no Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, incluem a educação bilíngue como um direito de todas as pessoas. O ensino em duas línguas, também conhecido como ensino bilíngue ou multilíngue (GARCIA 2019), tem como objetivo aumentar a competência linguística e cultural dos alunos para que esses participem de comunidades multilíngues nos seus países e no mundo (ACTFL, 2019). Tendo como referencial teórico discussões correntes sobre o direito à educação pública de qualidade para todos (TOMAŠEVSKI, 2005), este artigo apresenta uma análise dos objetivos apontados nas políticas públicas estaduais e a justificativa para ampliar o ensino de pelo menos seis línguas adicionais no estado da Geórgia: espanhol, chinês, alemão, japonês, coreano e francês. Através de uma análise documental, apresenta-se um panorama da implementação de educação pública bilíngue gratuita em 70 programas bilíngues distintos, distribuídos em quatorze distritos diferentes. O texto também discorre sobre as estratégias propostas pelo departamento de Educação da Geórgia (GADOE) para promover o ensino em duas línguas, evidencia os resultados atingidos com a implementação desses programas e discute alguns passos necessários para oferecer uma educação equânime em duas línguas.

Referências

BARBOSA, A. C. Educação bilíngue nos Estados Unidos: uma possível transição moral para a cidadania global. Educação e Pesquisa, v. 39, p. 673-688, 2013.

BURNS, M. Compromises that we make: Whiteness in the dual language context, Bilingual Research Journal, v. 40, n. 4, p. 339-352, 2017. https://doi.org/10.1080/15235882.2017.1388303

DOWNEY, M. Limiting the dreams of Latino students hurts them and Georgia. 2018. Disponível em: https://www.ajc.com/blog/get-schooled/limiting-the-dreams-latino-students-hurts-them-and-georgia/M597wvIAC49Rw4sRNMbE0J/. Acesso em 26 Jun, 2022.

DRABACH, N. P. KLEN-ALVES, V. As estratégias para a educação pública no distrito de Athens-Clarke County, no estado da Geórgia, Estados Unidos e suas interfaces com o gerencialismo. Educere et Educare, v. 15, n. 37, 2021. https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.23995

ÉRNICA, M. Divergências e chão comum: o direito à educação no IV Seminário de Educação Brasileira. Educação & Sociedade, 34, p. 1323-1341, 2013. https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000400016

GADOE. Website. Disponível em: https://www.gadoe.org/Curriculum-Instruction-and-Assessment/Curriculum-and-Instruction/Pages/Dual-Immersion-Language-Programs-in-Georgia.aspx. Acesso em Jun 23, 2022.

GÁNDARA, P.; ESCAMILLA, K. Bilingual education in the United States. In: O. García et al. (eds.). Bilingual and multilingual education, Springer International Publishing Switzerland. V. 12, n. 1, p. 439-452, 2017.

GARCÍA, O. Bilingualism and Education. In: Bilingual education in the XXI century: a global perspective. West Sussex, Wiley-Blackwell, 2009.

GARCÍA, O.; WEI, L. Translanguaging: language, bilingualism, and education. New York: Palgrave Macmillan, 2014.

LIBERALI, F. C. Multiletramento engajado para a prática do bem viver. Linguagem em (Dis)curso. LemD, Tubarão, SC, v. 22, n. 1, p. 125-145, 2022. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9643

LIBERALI, F.; MEGALE, A. Elite bilingual education in Brazil: an applied linguist's perspective. Colombian Applied Linguistics, v. 18, n.2, p.95-108, 2016. http://dx.doi.org/10.14483/calj.v18n2.10022

LI, J.; STEELE, J.; SLATER, R.; BACON, M.; MILLER, T. Teaching practices and language use in two-way dual language immersion programs in a large public school district. International Multilingual Research Journal, v. 10, n. 1, p. 31–43, 2016. http://dx.doi.org/10.1080/19313152.2016.1118669

ORTEGA, L. New CALL-SLA research interfaces for the 21st century: Towards equitable multilingualism. Calico journal, v. 34, n.3, p. 283-316, 2017. https://doi.org/10.1558/cj.33855

PENNYCOOK, A. The myth of English as an international language. In: MAKONI, Sinfree; PENNYCOOK, A. (Org.). Disinventing and reconstituting languages. Toronto: Multilingual Matters, p. 90-115, 2007.

RODRIGUEZ, R. Hunger of memory: the education of Richard Rodriguez: an autobiography. New York: Dial, 2005.

TOMASEVSKI, K. Contenido y vigencia del derecho a la educación. Revista IIDH, v. 36, p. 15-38, 2002. Disponível em: https://www.iidh.ed.cr/BibliotecaWeb/Varios/Documentos.Interno/BD_1231064373/Contenido%20y%20vigencia.pdf. Acesso em 26 Jun, 2022.

TOMAŠEVSKI, K. Has the Right to Education a Future Within the United Nations? A Behind-the-Scenes Account by the Special Rapporteur on the Right to Education 1998–2004, Human Rights Law Review, v. 5, n. 2, p. 205–237, 2005. https://doi.org/10.1093/hrlr/ngi014

VALDEZ, V. E.; FREIRE, J. A.; DELAVAN, M. G. The gentrification of dual language education. The Urban Review, v. 48, n. 4, p. 601–627, 2016. https://doi.org/10.1007/s10993-021-09595-z

WARNER, A. 4 Benefits of Dual-Language Immersion Programs, interview with Rabbi Simcha Dessler. 9 de Junho de 2022. Disponível em: https://www.clevelandjewishnews.com/features/special_sections/education/exposing-children-to-new-language-offers-lifelong-benefits/article_cdbf5ca4-e291-11ec-911f-7f5f80adcde1.html. Acesso em 26 Jun, 2022.

ZEIGLER, K.; CAMAROTA, S. A. 67.3 Million in the United States Spoke a Foreign Language at Home in 2018. Center for Immigration Studies. 29 de outubro 2019. Disponível em: https://cis.org/Report/673-Million-United-States-Spoke-Foreign-Language-Home-2018. Acesso em 26 Jun, 2022.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Klen-Alves, V., & Rampazzo, L. (2023). A EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO ESTADO DA GEÓRGIA, ESTADOS UNIDOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, IMPLEMENTAÇÃO E ACESSO. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86865

Edição

Seção

Dossiê: Oferta educacional e incidência de atores privados: implicações para a realização do direito humano à educação