A EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO ESTADO DA GEÓRGIA, ESTADOS UNIDOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, IMPLEMENTAÇÃO E ACESSO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86865Palavras-chave:
Educação Pública, Estados Unidos, Ensino Multilíngue, Ensino em Duas Línguas, Ensino exclusivo do inglêsResumo
As reformas educacionais que vêm sendo implantadas no Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, incluem a educação bilíngue como um direito de todas as pessoas. O ensino em duas línguas, também conhecido como ensino bilíngue ou multilíngue (GARCIA 2019), tem como objetivo aumentar a competência linguística e cultural dos alunos para que esses participem de comunidades multilíngues nos seus países e no mundo (ACTFL, 2019). Tendo como referencial teórico discussões correntes sobre o direito à educação pública de qualidade para todos (TOMAŠEVSKI, 2005), este artigo apresenta uma análise dos objetivos apontados nas políticas públicas estaduais e a justificativa para ampliar o ensino de pelo menos seis línguas adicionais no estado da Geórgia: espanhol, chinês, alemão, japonês, coreano e francês. Através de uma análise documental, apresenta-se um panorama da implementação de educação pública bilíngue gratuita em 70 programas bilíngues distintos, distribuídos em quatorze distritos diferentes. O texto também discorre sobre as estratégias propostas pelo departamento de Educação da Geórgia (GADOE) para promover o ensino em duas línguas, evidencia os resultados atingidos com a implementação desses programas e discute alguns passos necessários para oferecer uma educação equânime em duas línguas.
Referências
BARBOSA, A. C. Educação bilíngue nos Estados Unidos: uma possível transição moral para a cidadania global. Educação e Pesquisa, v. 39, p. 673-688, 2013.
BURNS, M. Compromises that we make: Whiteness in the dual language context, Bilingual Research Journal, v. 40, n. 4, p. 339-352, 2017. https://doi.org/10.1080/15235882.2017.1388303
DOWNEY, M. Limiting the dreams of Latino students hurts them and Georgia. 2018. Disponível em: https://www.ajc.com/blog/get-schooled/limiting-the-dreams-latino-students-hurts-them-and-georgia/M597wvIAC49Rw4sRNMbE0J/. Acesso em 26 Jun, 2022.
DRABACH, N. P. KLEN-ALVES, V. As estratégias para a educação pública no distrito de Athens-Clarke County, no estado da Geórgia, Estados Unidos e suas interfaces com o gerencialismo. Educere et Educare, v. 15, n. 37, 2021. https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.23995
ÉRNICA, M. Divergências e chão comum: o direito à educação no IV Seminário de Educação Brasileira. Educação & Sociedade, 34, p. 1323-1341, 2013. https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000400016
GADOE. Website. Disponível em: https://www.gadoe.org/Curriculum-Instruction-and-Assessment/Curriculum-and-Instruction/Pages/Dual-Immersion-Language-Programs-in-Georgia.aspx. Acesso em Jun 23, 2022.
GÁNDARA, P.; ESCAMILLA, K. Bilingual education in the United States. In: O. García et al. (eds.). Bilingual and multilingual education, Springer International Publishing Switzerland. V. 12, n. 1, p. 439-452, 2017.
GARCÍA, O. Bilingualism and Education. In: Bilingual education in the XXI century: a global perspective. West Sussex, Wiley-Blackwell, 2009.
GARCÍA, O.; WEI, L. Translanguaging: language, bilingualism, and education. New York: Palgrave Macmillan, 2014.
LIBERALI, F. C. Multiletramento engajado para a prática do bem viver. Linguagem em (Dis)curso. LemD, Tubarão, SC, v. 22, n. 1, p. 125-145, 2022. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9643
LIBERALI, F.; MEGALE, A. Elite bilingual education in Brazil: an applied linguist's perspective. Colombian Applied Linguistics, v. 18, n.2, p.95-108, 2016. http://dx.doi.org/10.14483/calj.v18n2.10022
LI, J.; STEELE, J.; SLATER, R.; BACON, M.; MILLER, T. Teaching practices and language use in two-way dual language immersion programs in a large public school district. International Multilingual Research Journal, v. 10, n. 1, p. 31–43, 2016. http://dx.doi.org/10.1080/19313152.2016.1118669
ORTEGA, L. New CALL-SLA research interfaces for the 21st century: Towards equitable multilingualism. Calico journal, v. 34, n.3, p. 283-316, 2017. https://doi.org/10.1558/cj.33855
PENNYCOOK, A. The myth of English as an international language. In: MAKONI, Sinfree; PENNYCOOK, A. (Org.). Disinventing and reconstituting languages. Toronto: Multilingual Matters, p. 90-115, 2007.
RODRIGUEZ, R. Hunger of memory: the education of Richard Rodriguez: an autobiography. New York: Dial, 2005.
TOMASEVSKI, K. Contenido y vigencia del derecho a la educación. Revista IIDH, v. 36, p. 15-38, 2002. Disponível em: https://www.iidh.ed.cr/BibliotecaWeb/Varios/Documentos.Interno/BD_1231064373/Contenido%20y%20vigencia.pdf. Acesso em 26 Jun, 2022.
TOMAŠEVSKI, K. Has the Right to Education a Future Within the United Nations? A Behind-the-Scenes Account by the Special Rapporteur on the Right to Education 1998–2004, Human Rights Law Review, v. 5, n. 2, p. 205–237, 2005. https://doi.org/10.1093/hrlr/ngi014
VALDEZ, V. E.; FREIRE, J. A.; DELAVAN, M. G. The gentrification of dual language education. The Urban Review, v. 48, n. 4, p. 601–627, 2016. https://doi.org/10.1007/s10993-021-09595-z
WARNER, A. 4 Benefits of Dual-Language Immersion Programs, interview with Rabbi Simcha Dessler. 9 de Junho de 2022. Disponível em: https://www.clevelandjewishnews.com/features/special_sections/education/exposing-children-to-new-language-offers-lifelong-benefits/article_cdbf5ca4-e291-11ec-911f-7f5f80adcde1.html. Acesso em 26 Jun, 2022.
ZEIGLER, K.; CAMAROTA, S. A. 67.3 Million in the United States Spoke a Foreign Language at Home in 2018. Center for Immigration Studies. 29 de outubro 2019. Disponível em: https://cis.org/Report/673-Million-United-States-Spoke-Foreign-Language-Home-2018. Acesso em 26 Jun, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.