v. 17 (2023)

					Visualizar v. 17 (2023)
ISSN 1981-1969 Revista Qualis A2
Publicado: 2023-02-14

Artigos

  • A GESTÃO COMPARTILHADA DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS POR MEIO DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS: O CASO DO CIEDEPAR

    Roger Pena de Lima, Mônica Serafim Cardoso, Remi Castioni
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89526
  • ORGANISMOS MULTILATERAIS E INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO TRANSNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Daniel Santos Braga, Débora Cristina Alves da Silva, Marisa Ribeiro Teixeira Duarte
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89413
  • REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Cátia Maria Machado da Costa Pereira, Geraldo Eustáquio Moreira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89739
  • A EDUCAÇÃO PÚBLICA SOB AMEAÇA: OS PERIGOS DA CORRIDA MERCANTILISTA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

    Fernando Lionel Quiroga
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89538
  • O PROGRAMA APRENDIZAGEM PARA TODOS COMO INSTRUMENTO DE RACIONALIDADE TÉCNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA

    Camila Maria Bortot, Chocolate Adão Brás
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89486
  • AS DETERMINAÇÕES DO CAPITAL NAS DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Giovan Nonato Rodrigues Soriano, Adriana Medeiros Farias, Maria Nilvane Fernandes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89353
  • MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS AOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO

    Patrícia Soraya C. B. de Oliveira, Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Alberto Damasceno
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90001
  • “NÃO TENHO INTERESSE NO TEMA E DISCORDO DE TAL CONCEPÇÃO IDEOLÓGICA”: A CRUZADA MORAL ANTI-GÊNERO E OS ECOS (NEO)CONSERVADORES NOS DEBATES DE GÊNERO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

    Rosânia Campos, Iana Gomes de Lima, Camila Schlickmann Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89496
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO NÍVEL STRICTO SENSU: OS PRINCÍPIOS E ELEMENTOS DE UMA PROPOSTA

    Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Ellen Michelle Barbosa de Moura
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89889
  • MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES NO PARANÁ: UM OLHAR PARA O INDICADOR DE ADEQUAÇÃO

    Gabriela Schneider, Adriana Aparecida Dragone Silveira, Thiago Alves
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90095
  • FORMAÇÃO DOCENTE EM CURSOS EAD DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS: IMPLICAÇÕES AOS CURSINHOS POPULARES

    Maria Angélica Pedra Minhoto, Saulo Monteiro dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90138
  • DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL: MUDANÇAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO

    Matheus Mendes dos Santos Ferreira, Luciana Colares Maia, Simone de Melo Costa, Antônio Prates Caldeira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89451
  • SENTIDOS DA DEMOCRACIA NO ESPAÇO ESCOLAR

    Inalda Maria dos Santos, Alice Miriam Happ Botler
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90820
  • DIVERSIDADE FEDERATIVA E ARRANJOS INSTITUCIONAIS: POLÍTICAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

    Fabiana da Silva Bento, Fernando Abrucio
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90573
  • DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DOCENTE

    Valdete Côco, André da Silva Mello
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91492
  • A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE SANTA CATARINA

    Valéria Becher Trentin
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90996
  • O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL NO CONTEXTO DAS CONSTITUIÇÕES REPUBLICANAS (1891 A 1988)

    Edson Ferreira Alves
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91683
  • O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONFIGURAÇÕES E ABORDAGENS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS

    Marinês Viana de Souza, Wilma de Nazaré Baía Coelho
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91516
  • A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARANAENSE: PROJETO PARCEIRO DA ESCOLA

    Marylia Gabriela Ortis da Fonseca, Jussara de Fátima Ivanski Ruppel, Michelle Fernandes Lima
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.93643
  • O NOVO FUNDEB PERMANENTE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA PARAÍBA: UMA LEITURA DO IMPACTO DA POLÍTICA PARA O ANO DE 2022

    Marcus Quintanilha da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92096
  • SALÁRIO-EDUCAÇÃO E A DESIGUALDADE NO REPASSE DA QUOTA ESTADUAL/MUNICIPAL

    Carlos Antonio Diniz Júnior
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92351
  • ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA/NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR: A UNIDADE NA COLETIVIDADE NO PERCURSO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL

    Marcia Torres Neri Soares, Ana Paula Oliveira Moraes Soto, Simone Dias Cerqueira de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91690
  • UM ESTADO DA ARTE SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TENSIONAMENTOS E PROPOSITURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS

    Arthur Rezende da Silva, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91863
  • RELAÇÕES ENTRE ESTILOS DE LIDERANÇA, FORMAS DE SELEÇÃO DE DIRETORES E PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR

    Shirley Aparecida Gava, Renata Maria Moschen Nascente
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91868
  • REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA CEARENSE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO

    Ana Gleysce Brito, Gilmar Guedes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.93808

Resenhas

  • RESENHA - PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS

    MARIA MARGARETE MARSCHALL, MÁRCIO GIUSTI TREVISOL
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92033

DOSSIÊ: 30 AÑOS DE EVALUACIONES EDUCATIVAS EN AMÉRICA LATINA. CARACTERÍSTICAS, LÍMITES Y DESAFÍOS

Dossiê: Oferta educacional e incidência de atores privados: implicações para a realização do direito humano à educação