Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Indexadores/Bases de Dados
Notícias
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 17 (2023)
v. 17 (2023)
ISSN 1981-1969 Revista Qualis A2
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2
Publicado:
2023-02-14
Artigos
A GESTÃO COMPARTILHADA DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS POR MEIO DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS: O CASO DO CIEDEPAR
Roger Pena de Lima, Mônica Serafim Cardoso, Remi Castioni
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89526
ORGANISMOS MULTILATERAIS E INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO TRANSNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Daniel Santos Braga, Débora Cristina Alves da Silva, Marisa Ribeiro Teixeira Duarte
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89413
REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cátia Maria Machado da Costa Pereira, Geraldo Eustáquio Moreira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89739
A EDUCAÇÃO PÚBLICA SOB AMEAÇA: OS PERIGOS DA CORRIDA MERCANTILISTA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
Fernando Lionel Quiroga
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89538
O PROGRAMA APRENDIZAGEM PARA TODOS COMO INSTRUMENTO DE RACIONALIDADE TÉCNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA
Camila Maria Bortot, Chocolate Adão Brás
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89486
AS DETERMINAÇÕES DO CAPITAL NAS DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Giovan Nonato Rodrigues Soriano, Adriana Medeiros Farias, Maria Nilvane Fernandes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89353
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS AOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO
Patrícia Soraya C. B. de Oliveira, Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Alberto Damasceno
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90001
“NÃO TENHO INTERESSE NO TEMA E DISCORDO DE TAL CONCEPÇÃO IDEOLÓGICA”: A CRUZADA MORAL ANTI-GÊNERO E OS ECOS (NEO)CONSERVADORES NOS DEBATES DE GÊNERO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Rosânia Campos, Iana Gomes de Lima, Camila Schlickmann Ribeiro
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89496
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO NÍVEL STRICTO SENSU: OS PRINCÍPIOS E ELEMENTOS DE UMA PROPOSTA
Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Ellen Michelle Barbosa de Moura
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89889
MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES NO PARANÁ: UM OLHAR PARA O INDICADOR DE ADEQUAÇÃO
Gabriela Schneider, Adriana Aparecida Dragone Silveira, Thiago Alves
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90095
FORMAÇÃO DOCENTE EM CURSOS EAD DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS: IMPLICAÇÕES AOS CURSINHOS POPULARES
Maria Angélica Pedra Minhoto, Saulo Monteiro dos Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90138
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL: MUDANÇAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO
Matheus Mendes dos Santos Ferreira, Luciana Colares Maia, Simone de Melo Costa, Antônio Prates Caldeira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89451
SENTIDOS DA DEMOCRACIA NO ESPAÇO ESCOLAR
Inalda Maria dos Santos, Alice Miriam Happ Botler
PDF
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90820
DIVERSIDADE FEDERATIVA E ARRANJOS INSTITUCIONAIS: POLÍTICAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Fabiana da Silva Bento, Fernando Abrucio
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90573
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DOCENTE
Valdete Côco, André da Silva Mello
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91492
A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE SANTA CATARINA
Valéria Becher Trentin
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.90996
O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL NO CONTEXTO DAS CONSTITUIÇÕES REPUBLICANAS (1891 A 1988)
Edson Ferreira Alves
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91683
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONFIGURAÇÕES E ABORDAGENS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
Marinês Viana de Souza, Wilma de Nazaré Baía Coelho
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91516
A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARANAENSE: PROJETO PARCEIRO DA ESCOLA
Marylia Gabriela Ortis da Fonseca, Jussara de Fátima Ivanski Ruppel, Michelle Fernandes Lima
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.93643
O NOVO FUNDEB PERMANENTE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA PARAÍBA: UMA LEITURA DO IMPACTO DA POLÍTICA PARA O ANO DE 2022
Marcus Quintanilha da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92096
SALÁRIO-EDUCAÇÃO E A DESIGUALDADE NO REPASSE DA QUOTA ESTADUAL/MUNICIPAL
Carlos Antonio Diniz Júnior
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92351
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA/NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR: A UNIDADE NA COLETIVIDADE NO PERCURSO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL
Marcia Torres Neri Soares, Ana Paula Oliveira Moraes Soto, Simone Dias Cerqueira de Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91690
UM ESTADO DA ARTE SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TENSIONAMENTOS E PROPOSITURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS
Arthur Rezende da Silva, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91863
RELAÇÕES ENTRE ESTILOS DE LIDERANÇA, FORMAS DE SELEÇÃO DE DIRETORES E PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR
Shirley Aparecida Gava, Renata Maria Moschen Nascente
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91868
REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA CEARENSE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
Ana Gleysce Brito, Gilmar Guedes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.93808
Resenhas
RESENHA - PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS
MARIA MARGARETE MARSCHALL, MÁRCIO GIUSTI TREVISOL
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92033
DOSSIÊ: 30 AÑOS DE EVALUACIONES EDUCATIVAS EN AMÉRICA LATINA. CARACTERÍSTICAS, LÍMITES Y DESAFÍOS
INTRODUCCIÓN. TREINTA AÑOS DE EVALUACIONES EDUCATIVAS EN AMÉRICA LATINA: CARACTERÍSTICAS, LÍMITES Y DESAFÍOS
Lucrecia Rodrigo, Inés Rodríguez Moyano
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.93696
LA INSTITUCIONALIZACIÓN DE LA EVALUACIÓN EDUCATIVA EN ARGENTINA: DISPUTAS POR SUS SENTIDOS Y USOS
Gabriela Diker, Bárbara Briscioli, Natalia Stoppani
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92216
TRÊS DÉCADAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA COLÔMBIA
Tomás Sánchez Amaya
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92187
LA EVALUACIÓN COMO POLÍTICA EDUCATIVA EN LA SOCIEDAD MANAGERIAL. CONTROL EXTERNO, FLEXIBILIZACIÓN NORMATIVA E IN/EXCLUSIÓN
María Cecilia Bocchio, Silvia Mariela Grinberg, Carla Andrea Villagran
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.93693
TRINTA ANOS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS NA AMÉRICA LATINA: O DISCURSO DA UNESCO SOBRE O PROTAGONISMO DOCENTE
Fabiano Antonio dos Santos, Hellen Jaqueline Marques
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92220
MÁS ALLÁ DE LOS NÚMEROS: LOS USOS POLÍTICOS DE LOS DATOS DE LA EVALUACIÓN NACIONAL APRENDER EN LA FORMULACIÓN DE POLÍTICAS EDUCATIVAS. UN ANÁLISIS DOCUMENTAL DE POLÍTICAS NACIONALES EN ARGENTINA (2016-2019)
Marina López Leavy
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92211
ENTRE DISCURSOS Y PRÁCTICAS: LAS LÓGICAS CONTRADICTORIAS DE EVALUACIONES ESTANDARIZADAS DE LA CALIDAD EDUCATIVA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES (2015-2019)
Nora Gluz, Silvina Feeney
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92197
A MÁS DE 30 AÑOS DE EVALUACIÓN DE ALTAS CONSECUENCIAS EN CHILE: LA NECESIDAD DE UN CAMBIO DE PARADIGMA
María Teresa Flórez Petour
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92337
NO POR MUCHO PESARLA, LA VACA ENGORDA. REFLEXIONES SOBRE EVALUACIÓN EDUCATIVA EN UN PAÍS GANADERO COMO URUGUAY
Gabriela Salsamendi, Andrés Peri
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92180
EVALUACIONES ESTANDARIZADAS. CRÍTICAS Y CONTRAPUNTOS A LAS LÓGICAS HEGEMÓNICAS A PARTIR DE UNA EXPERIENCIA RECIENTE EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES
Ingrid Sverdlick, Rosario Austral, Inés Rodriguez Moyano
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.92257
Dossiê: Oferta educacional e incidência de atores privados: implicações para a realização do direito humano à educação
OFERTA EDUCACIONAL E INCIDÊNCIA DE ATORES PRIVADOS: IMPLICAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
Cassia Alessandra Domiciano, Theresa Adrião, Nadia Drabach
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89483
CONDIÇÕES DA OFERTA EDUCATIVA EM ESCOLAS ESTADUAIS DE GOIÁS QUE ADOTARAM O PROGRAMA ACELERA BRASIL: IMPLICAÇÕES PARA O DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
Danilo Kanno, Cassia Domiciano
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86851
PROGRAMA ACELERA NO ESTADO DE GOIÁS: LÓGICA DA FLEXIBILIZAÇÃO SUBTENDIDA AOS INTERESSES DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS)
Cíntia Magno Brazorotto, Flávio Bezerra de Sousa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86090
PROGRAMA JOVEM DE FUTURO: CONDIÇÕES DE OFERTA, IMPLICAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS PARA O DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
Maria Lucia Lemos Ceccon, Santiago Castigio e Monteiro
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86149
A ATUAÇÃO DO INSTITUTO NATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA: DIMENSÕES E IMPLICAÇÕES SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO
Antonio Lisboa Leitão de Souza, Andréia Ferreira da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.87957
PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE FINANCEIRIZAÇÃO DA ECONOMIA: A INDUÇÃO DA OFERTA EDUCACIONAL PRIVADA POR FUNDOS DE INVESTIMENTOS
Theresa Adrião, Felipe Araujo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86124
COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E TERCEIRIZAÇÃO DA AJUDA BILATERAL: UMA ANÁLISE DA FUNDAÇÃO FÉ E COOPERAÇÃO
Katia Aparecida dos Santos Imbo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.87103
PÉRDIDA SIMBÓLICA DE LA EDUCACIÓN COMO DERECHO HUMANO. COSTA RICA COMO EXPONENTE DE UNA TENDENCIA EN AMÉRICA LATINA
Nora González Chacón
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86423
A EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO ESTADO DA GEÓRGIA, ESTADOS UNIDOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, IMPLEMENTAÇÃO E ACESSO
Viviane Klen-Alves, Laura Rampazzo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86865
DIMENSÕES DA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: UM DIÁLOGO COM A PRODUÇÃO ACADÊMICA A PARTIR DE 1990
Andrey da Silva Mori
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86715
Palavras-chave
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed