O PROGRAMA APRENDIZAGEM PARA TODOS COMO INSTRUMENTO DE RACIONALIDADE TÉCNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89486

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Racionalidade técnica. Formação de professores em Angola. Programa Aprendizagem para Todos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a construção e a consolidação da agenda que tem por base a racionalidade técnica para programas de formação inicial e continuada de professores angolanos no período de 2010-2020. Para tanto, focaliza o exame ao Projeto de Aprendizagem para Todos (PAT), em implementação desde 2013 com financiamento e assistência técnica do Banco Mundial e da Fundação Calouste Gulbekian. Apresenta dados relativos aos instrumentos pedagógicos que atribuem a formação docente à institucionalização da agenda pedagógica-mercantil de competências, aos preceitos da Nova Gestão Pública. Assim, ocorre em Angola, no período analisado, a racionalidade pelas vias endógenas e exógenas, em que instituições internacionais promovem a instalação da interdependência ao traçar planos nacionais a partir de pautas globais para lidar com problemas que exigem cooperação internacional e/ou alinhamento de políticas nacionais. O PAT, por sua vez, institucionaliza e direciona a formação inicial e continuada de docentes e gestores ao projeto internacional do direito à aprendizagem de harmonização para o controle e a eficácia de resultados em larga escala.

Biografia do Autor

Camila Maria Bortot, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Educação e Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Chocolate Adão Brás, Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (BR). Licenciado em Ensino de Psicologia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (2015) e Mestre em Administração Educacional pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (2019). Professor do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN).

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Publicado

2023-03-28

Como Citar

Bortot, C. M., & Brás, C. A. (2023). O PROGRAMA APRENDIZAGEM PARA TODOS COMO INSTRUMENTO DE RACIONALIDADE TÉCNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89486

Edição

Seção

Artigos