REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALAVARSE, Ocimar Munhoz; MACHADO, Cristiane; ARCAS, Paulo Henrique. Avaliação externa e qualidade da educação: formação docente em questão. Revista Diálogo Educacional, [s. l.], v. 17, n. 54, p. 1353-1375, set. 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/21950. Acesso em: 15 jul. 2020.
ALMEIDA, Ivan Castro de. A comparação internacional de indicadores de financiamento e gasto com educação. Em Aberto, Brasília, v. 18, n. 74, p. 121-135, dez. 2001. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2158/2127. Acesso em: 18 mar. 2022.
BONAMINO, Alicia Maria Catalano de; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v38n2/aopep633.pdf. Acesso em: 18 mar. 2022.
CARVALHO, Maria Regina Viveiros de. Perfil do professor da educação básica. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018a. (Série Documental. Relatos de Pesquisa, n. 41).
CARVALHO, Maria Regina Viveiros de. O perfil do professor nas etapas da educação básica. In: BOF, Alvana Maria; OLIVEIRA, Adolfo Samuel de (org.). Cadernos de estudos e pesquisas em políticas educacionais. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018b. p. 119-141.
FERNANDES, Reynaldo; GREMAUD, Amaury Patrick. Avaliação educacional em larga escala e accountability: uma breve análise da experiência brasileira. Pesquisa e Debate em Educação, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 1103–1137, 2020. DOI: 10.34019/2237-9444. 2020.v10.32023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32023. Acesso em: 7 set. 2021.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
GATTI, Bernardete Angelina. Avaliação de sistemas educacionais no Brasil. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, Lisboa, v. 1, n. 9, p. 7-18, maio/ago. 2009. ISSN 1646‑4990. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/144/243. Acesso em: 18 mar. 2022.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/04/Professores-do-Brasil-impasses-e-desafios.pdf. Acesso em: 25 jul. 2020.
GATTI, Bernardete Angelina; ANDRÉ, Mari. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (org.). Metodologia da pesquisa qualitativa em Educação. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 29-37.
GATTI, Bernardete Angelina. Avaliação: contexto, história e perspectivas. Olh@res, Guarulhos, v. 2, n. 1, p. 08-26, maio, 2014. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/download/202/76. Acesso em: 25 set. 2019.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf Acesso em: 25 jul. 2020.
MACHADO, Cristiane; PEREIRA, Aline Gabriele. Implicações das avaliações em larga escala nas escolas de Educação Básica: uma revisão de literatura. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-15, 9 ago. 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/
article/view/16273. Acesso em: 26 jan. 2022.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MERLI, Renato Francisco; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; POWELL, Arthur Belford. Mudanças na Pesquisa em Educação Matemática por Conta do COVID-19. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância – CIET: EnPED. Anais [...]. São Carlos, SP: UFSCAR, ago. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1000. Acesso em: 17 maio 2021.
OLIZKO, Yuliia; SAIENKO, Nataliia. Trends in Language Teaching and Learning Research: Analysis of the Publications in the Ukrainian Journal Advanced Education. Pedagogical Discourse, n. 29, p. 29-37, 19 nov. 2020. Disponível em: https://ojs.kgpa.km.ua/index.php/
peddiscourse/article/view/1089. Acesso em: 19 mar. 2022.
PESTANA, Maria Inês Gomes de Sá. O sistema de avaliação brasileiro. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 79, n. 191, p.65-73, jan./abr. 1998. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1225. Acesso em: 19 mar. 2022.
PESTANA, M. I. Trajetória do SAEB: criação, amadurecimento e desafios. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96, p. 71-84, mai./ago. 2016. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3152. Acesso em: 19 mar. 2022.
RIBEIRO, Vanda Mendes; BONAMINO, Alicia; MARTINIC, Sergio. Implementação de políticas educacionais e equidade: regulação e mediação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 177, p. 698-717, jul. /set. 2020. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/6982. Acesso em: 19 mar. 2022.
ROTHEN, José Carlos. Uma pequena história da avaliação da educação a partir do caso brasileiro e francês. In: Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa. ROTHEN, José Carlos; SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros (org.). São Carlos: EdUFSCar, 2018. p. 17-35.
SCHMIDT, Beatriz; PALAZZI, Ambra; PICCININI, Cesar Augusto. Entrevistas online: potencialidades e desafios para coleta de dados no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Família Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social - REFACS (online), v. 8, n. 4, p. 960-966, out/dez 2020. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/
refacs/article/view/4877/0. Acesso em: 20 mar. 2021.
VIANNA, Heraldo Marelim. Estudos em Avaliação Educacional. As contribuições de Heraldo Vianna para a avaliação educacional. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v. 25, n. 60, Número Especial, 2014. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/issue/view/307. Acesso em: 19 mar. 2022.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89739