REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89739

Palabras clave:

Avaliação em larga escala. Prática pedagógica. Accountability. Educação.

Resumen

Neste artigo analisa-se a opinião dos professores acerca da avaliação aplicada para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental, e em relação a essa avaliação influenciar, de alguma forma, a prática pedagógica no período que antecedeu à sua aplicação em 2019. A investigação adotou o questionário online com perguntas abertas e entrevistas por videoconferência. As respostas apontaram indícios de ter havido influência dessa avaliação na prática pedagógica em 2019, todavia, compreendida no sentido de familiarizar os estudantes com os termos do teste cognitivo. Conclui-se que ainda é cedo para se fazer afirmações consistentes sobre a qualidade e a intensidade da influência dessa avaliação na prática pedagógica.

Biografía del autor/a

Cátia Maria Machado da Costa Pereira, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-graduada em Administração; Planejamento Escolar; Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia com habilitação em Inspeção e Supervisão Escolar. Pesquisadora-Tecnologista no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação em larga escala.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília (UnB).

Doutor em Educação Matemática – PUCSP (2012), com Estágio Doutoral realizado na Universidade do Minho (UMINHO/PT); Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Mestre em Educação – UCB (2005); Pós-Graduado em de Ensino da Matemática – UNICLAR (2000); Licenciado em Ciências – UEG (1996), Matemática – UNOESTE/SP (1999) e Pedagogia – Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor da Universidade de Brasília - UnB. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM".

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Publicado

2023-05-11

Cómo citar

Pereira, C. M. M. da C., & Moreira, G. E. (2023). REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89739

Número

Sección

Artigos