O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONFIGURAÇÕES E ABORDAGENS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91516

Palavras-chave:

Projeto Político-Pedagógico, Educação para as relações étnico-raciais, Coordenação pedagógica

Resumo

Neste artigo, apresentamos recorte de um estudo mais amplo que abordou a perspectiva das coordenações pedagógicas de escolas públicas de Manaus, sobre a formação continuada de docentes na área da Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER). Para os propósitos deste texto, ocupamo-nos do eixo relacionado ao Projeto Político-Pedagógico, com o objetivo de conhecer como a ERER se configura nesses documentos e é parâmetro para as abordagens no trato das questões que envolvem o racismo, o preconceito e a discriminação nas escolas das(os) participantes. Estabelecemos o diálogo com os estudos de Veiga (2003; 2013), Coelho, Regis e Silva (2021), Coelho et al. (2022), com apoio na análise de conteúdo em Bardin (2016). Os resultados sinalizam que as categorias articuladas ao contexto da temática da ERER e da diversidade figuram, em maior ou menor frequência nos PPPs, no plano do seu reconhecimento formal em perspectiva prescritiva das normativas, e esvaziado de estratégias estruturantes para sua materialização nas práticas pedagógicas. As poucas ações observadas estão circunscritas às propostas de projetos pontuais ou palestras para estudantes, que embora sinalizem atenção dada à temática, consideramos haver necessidade de avanços para promover ações institucionalizadas e mais coletivas nas escolas. Concluímos ser basilar investimentos em formação continuada para as coordenações pedagógicas na área da ERER, como estratégia para fomentar a construção de PPPs que expressem princípios e direcionamentos práticos articulados às diretrizes da educação antirracista.

Biografia do Autor

Marinês Viana de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus/AM.

Doutora em Educação (PUC/SP). Professora  da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas - Políticas Públicas e Educação (GPPE) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Povos e Comunidades Tradicionais na Pan-Amazônia (NEPEPAM).

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA.

Doutora em Educação (UFRN). Professora  da Universidade Federal do Pará – UFPA – Belém – Pará – Brasil. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação  na Amazônia em Rede (EDUCANORTE), Educação em Ciências e Matemáticas (PPGCEM/UFPA) e Educação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações
Étnico-Raciais (NEAB/GERA/UFPA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq.

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Publicado

2023-07-15

Como Citar

Souza, M. V. de, & Coelho, W. de N. B. (2023). O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONFIGURAÇÕES E ABORDAGENS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91516

Edição

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Artigos