PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE FINANCEIRIZAÇÃO DA ECONOMIA: A INDUÇÃO DA OFERTA EDUCACIONAL PRIVADA POR FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Autores

  • Theresa Adrião Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo.
  • Felipe Araujo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86124

Palavras-chave:

Privatização, Privatização da Educação, Financeirização, Fundos de Investimentos, Direito à Educação

Resumo

O presente texto tem como objetivo explicitar as estratégias de crescimento da oferta educacional privada no Brasil, analisar a indução dos fundos de investimentos nesta oferta e suas implicações no processo de privatização da educação básica, tendo como recorte temporal o período entre os anos de 2005 e 2020. Parte-se do pressuposto teórico que a privatização se caracteriza por meio da transferência de responsabilidades, recursos e bens da esfera pública para organizações privadas, sejam elas com ou sem a finalidade de lucro (BIELFILD e LEVIN, 2002), bem como que a privatização da educação básica materializa-se incidindo em três dimensões da política educativa: oferta, gestão e currículo (ADRIÃO, 2018; 2022). A presente pesquisa de abordagem qualitativa lançou mão da revisão bibliográfica e análise documental em fontes primárias, o que possibilitou a identificação de que o processo de financeirização da economia tem aprofundado a condição da oferta educacional privada enquanto mercadoria (haja a vista as recentes negociações entre Eleva e Cogna) em detrimento do direito humano à educação, e que o processo de privatização da educação por vezes tem sido induzido por uma “liberalização” ocasionada pela desregulamentação normativa acerca da atuação dos atores privados (LEVIN, 2001; BIELFILD e LEVIN, 2002). Assim, destaca-se que a garantia do direito humano à educação se encontra em constate ameaça, uma vez que o processo de financeirização tem se expandido para o campo educacional.

Biografia do Autor

Theresa Adrião, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora  livre  docente,  colaboradora  e  pesquisadora  do  Programa  de  Pós-Graduação da Universidade  Estadual  de  Campinas (UNICAMP)  e  Professora  Visitante  na  Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Coordenadora  do  Grupo  de  Estudos  e  Pesquisas  em  Políticas  Educacionais (GREPPE).

Felipe Araujo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo.

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE).

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Publicado

2023-01-30

Como Citar

Adrião, T., & Araujo, F. (2023). PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE FINANCEIRIZAÇÃO DA ECONOMIA: A INDUÇÃO DA OFERTA EDUCACIONAL PRIVADA POR FUNDOS DE INVESTIMENTOS. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.86124

Edição

Seção

Dossiê: Oferta educacional e incidência de atores privados: implicações para a realização do direito humano à educação