UM ESTADO DA ARTE SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TENSIONAMENTOS E PROPOSITURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

  • Arthur Rezende da Silva Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis RJ Instituto Federal Fluminense Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) https://orcid.org/0000-0002-4543-7842
  • Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel Universidade Católica de Petrópolis RJ Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-2780-0054

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91863

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado à Educação profissional e Tecnológica, Institutos Federais, Formação continuada em serviço, Análise Textual Discursiva

Resumo

O artigo em tela é parte de pesquisa em andamento sobre os desafios e possibilidades de consolidação de uma formação continuada em serviço sobre Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Para subsidiar a investigação, foi realizado um estado da arte a partir de teses de doutorado da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da CAPES, além de ter sido elaborada uma Análise Textual Discursiva dos resumos das teses a fim de responder a questão problema da pesquisa, qual seja: o que apontam as teses de doutorado sobre os desafios e possibilidades da implantação do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EMI à EPT)  nos Institutos Federais (IFs)?. Chegou-se à conclusão de que um dos principais tensionamentos na efetivação do EMI é a falta de uma política institucionalizada nos Institutos Federais de formação continuada em serviço sobre a temática. É urgente, portanto, a criação de um curso que atenda aos anseios do Ensino Médio Integrado, patrimônio da classe trabalhadora.

Biografia do Autor

Arthur Rezende da Silva, Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis RJ Instituto Federal Fluminense Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC)

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis RJ
Instituto Federal Fluminense
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC)

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Universidade Católica de Petrópolis RJ Programa de Pós-Graduação em Educação

Professor do PPGE da Universidade Católica de Petrópolis, Rio de Janeiro. 

 

Professor do PPGE da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro. 

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

da Silva, A. R., & Mocarzel, M. S. M. V. (2023). UM ESTADO DA ARTE SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TENSIONAMENTOS E PROPOSITURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91863

Edição

Seção

Artigos